Missa marca aniversário de 104 anos de Luiz Gonzaga

Missa marca aniversário de 104 anos de Luiz Gonzaga

Categoria: Basílica

14/12/2016 Por: Administrador


3.038 visualizações


A Igreja celebrou nesta terça-feira (13) o dia de Santa Luzia. Neste dia também o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, completaria 104 anos se estivesse vivo. Para marcar a ocasião, foi celebrada uma Missa, às 19h, no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, presidida pelo Padre José Pereira e concelebrada pelo Pe. Vileci Vidal, Coordenador Diocesano de Pastoral. 

Para homenagear o cantor, os cânticos de entrada e de ação de graças da celebração foram com as músicas do Luiz Gonzaga. 

Na homilia partilhada, os dois padres lembraram a importância do Rei do Baião para o Nordeste. "Para viver nas terras nordestinas é preciso ter o espírito de solidadriedade", falou o Pe. Vileci. Pe. Pereira lembrou que Luiz Gonzaga viveu 77 anos cantando a esperança e a alegria do Nordeste.

"A celebração expressa uma realidade cultural do legado de Luiz Gonzaga, que a Igreja também considera muito importante porque afirma a cultura do nordestino. Ele cantou a realidade do Nordeste e a Igreja evangeliza a partir dessa realidade que está no cotidiano desse povo. O povo sem cultura é um povo sem alma. Essa cultura que o Luiz Gonzaga cantou é a mesma que a Igreja evangeliza o seu povo", destacou Pe. Vileci.

"A Igreja Matriz era um lugar que Luiz Gonzaga fazia suas preces e olhava para o Horto do Padre Cícero pedindo chuva para o Nordeste. Encorajou o povo para que assumisse sua identidade nordestina, incentivando a cultura enriquecedora que o Nordeste tem", disse Pe. Pereira.

Muitos sanfoneiros e o cantor Jota Farias participaram da cerimônia religiosa. No final da missa foi cortado um bolo para todos os fãs de Luiz Gonzaga.

 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.