Missão na Romaria das Dores
Categoria: Basílica
16/09/2016 Por: Administrador
1.613 visualizações
Os seminaristas do Seminário São José, por iniciativa da formação do Seminário e apoio da paróquia de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, decidiram realizar no dia 14 deste mês, uma missão romeira. A nossa diocese tem como lema "Diocese romeira e missionária". Inspirados nesse carisma, todos os anos, os seminaristas faziam uma peregrinação, a pé, no 15 de setembro; partindo ainda de madrugada, do Seminário São José, em Crato, até a Basílica da Mãe das Dores, em Juazeiro do Norte.
Esse ano, optou-se por antecipar a experiência "romeira e missionária" para o dia 14, quando os romeiros vivenciam as vésperas do último dia de romaria. Assim, após as aulas da manhã desta quarta feira, uma missão aos "futuros padres": visitar os romeiros em sua particularidade, vivendo com eles a peregrinação e a fé, revestidos da piedade popular.
Eles foram distribuídos em setores do território paroquial de Nossa Senhora das Dores: ranchos próximos da Matriz, ranchos próximos da Capela do Socorro, no Horto, nos abrigos para idosos e na Praça Padre Cicero.
A missão seguiu até o fim da tarde. Os seminaristas participaram ainda da última noite de novena e da Santa Missa. No fim da noite, puderam enriquecer a experiência, ficando"arranchados" nas dependências do auditório Dom Pires, para repouso.
A oportunidade anima a vocação dos jovens na perspectiva de uma igreja em saída. O modelo de "pastores com cheiro das ovelhas", deve ser cultivado ainda no seminário. A missão está sendo concluída até o dia 15, com a participação na Missa Solene, pela manhã e Procissão, no fim da tarde.
Por Mauro Cordeiro - Seminarista da Diocese de Crato
Comentários: