Categoria: Igreja
27/04/2025 Por: Vatican News
Isabella H. de Carvalho – Vatican News
Uma família caminha pela “Via della Conciliazione” usando camisetas, com a estampa de um sorridente Carlo Acutis, com a auréola de santo. O jovem Beato deveria ser canonizado pelo Papa na manhã deste domingo, 27, na Praça São Pedro, no contexto do Jubileu dos Adolescentes. Não obstante o adiamento da celebração, devido à morte de Francisco, o evento do Jubileu continua, embora com uma programação reduzida. Entretanto, neste domingo, segundo dia do Novenário, participarão da Missa em sufrágio do Papa.
Muitos jovens, que chegam a Roma, lotam as ruas da cidade, dirigindo-se para a Basílica Vaticana para passar pela Porta Santa e dar seu adeus ao Pontífice pela última vez. Entre eles, um grupo de sardos, da diocese de Ales-Terralba, chegou de madrugada. Mattia, de 15 anos, disse: "A notícia sobre a morte do Papa nos chocou. Então, aproveitamos para rezar por ele e dar-lhe nosso último adeus. Viemos para participar do Jubileu, que é um evento único". Todos os que desejam prestar homenagem ao falecido Pontífice devem fazer fila e passar pela Porta Santa, um itinerário que as autoridades traçaram para conter o grande fluxo de fiéis. Mattia explicou ainda que se lembrará sempre de Bergoglio pela sua "abertura aos jovens e à modernidade da Igreja. Ele trouxe uma Igreja nova e mais aberta a todos".
Além das peregrinações jubilares, os adolescentes também tiveram outro compromisso, diante da escadaria da Basílica dos Santos Pedro e Paulo, onde participaram da “Via Lucis”, que percorre a vida de Jesus, com um pensamento para o Papa Francisco. Na tarde deste sábado, nas praças do centro de Roma, haverá encontros espirituais, culturais e artísticos, que fazem parte da iniciativa “Diálogos com a Cidade”. Muitos grupos também tentarão participar das exéquias do Papa, na manhã deste sábado, na Praça São Pedro.
"Gostaríamos de participar da cerimônia, - disse Cláudia, uma mãe portuguesa, que veio com cerca de quinze compatriotas - mas não sei se conseguiremos, porque haverá muita gente. Já tivemos o privilégio de vê-lo hoje na Basílica. Foi uma experiência diferente, porque, há dois anos, o vimos de perto na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, quando ele estava bem". Em 2000, ela e outros pais presentes participaram do Grande Jubileu. Agora, voltaram com seus filhos, netos e outros jovens da sua paróquia, para participar deste Ano Santo da Misericórdia. Clara, 11 anos, disse que teve a sorte de entrar na Basílica, embora o Jubileu dos Adolescentes esteja acontecendo em um contexto diferente do previsto. Diogo, 10 anos, com a inocência da sua tenra idade e com voz tímida, acrescenta: "Viemos a Roma para ver o Papa. Mas, agora, poderemos vê-lo todos os dias com Jesus"!
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.