Categoria: Basílica
29/10/2025 Por: Nayane Moreira | assessora de comunicação
Juazeiro do Norte voltou a ser farol de esperança para milhares de fiéis que chegam à cidade guiados pela fé e pela gratidão ao Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Desde as primeiras horas desta quarta-feira (29), o movimento foi intenso nos arredores da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde buzinaços, cânticos e fogos anunciavam a chegada dos romeiros vindos de todas as partes do país; a pé, de bicicleta, de moto, carro e ônibus.
Entre as muitas histórias de devoção, um grupo de três amigos da cidade de Jucati, em Pernambuco, chegou à Praça do Romeiro com suas motocicletas, encerrando um percurso de 470 quilômetros. Há cinco anos, eles mantêm a tradição da moto-romaria durante o período da Romaria de Finados. “Desde 2021, fazemos esse mesmo trajeto, sempre nessa data. É uma alegria enorme estar nessa terra abençoada, e viemos apenas para agradecer a Deus por tudo”, contou Mauri Alves, idealizador do grupo.
Mais tarde, a fé também chegou sobre duas rodas, mas desta vez em forma de pedaladas. Oito ciclistas de Feira Nova, em Sergipe, completaram 600 quilômetros de estrada até alcançar à Casa da Mãe das Dores. À frente do grupo estava Genilton Araújo, conhecido como Corcoran, que cumpre uma promessa feita em 2016. “Fiz um pedido a Deus e a Nossa Senhora das Dores e prometi vir de bicicleta todos os anos da minha vida. Desde então, é só bênção. Esta já é a nona viagem consecutiva, e agradeço pela proteção divina em cada quilômetro”, relatou. Em gesto simbólico, o grupo doou uma bicicleta profissional à Basílica, que será revertida em ações de manutenção do Santuário.
Responsável por acolher os peregrinos, o reitor da Basílica, Padre Cícero José, destacou a alegria em receber tantos fiéis. “Cada grupo que chega traz sua história, sua gratidão. Aqui todos são bem-vindos. Juazeiro é a casa dos romeiros, e eles são os protagonistas da nossa missão”, afirmou.
Missa campal marca a abertura da romaria
O ponto alto do primeiro dia da programação foi a Missa Campal de abertura, celebrada na Praça do Romeiro e presidida pelo Padre Thiago Brito, pároco de Tarrafas (CE) e ex-vigário da Basílica. De volta à Casa da Mãe das Dores, ele descreveu o momento como um reencontro especial. “É sempre motivo de grande alegria retornar. Aqui vivi minhas primeiras experiências sacerdotais, e a Romaria de Finados nos recorda a esperança cristã de que a morte não é o fim, mas o início da vida eterna”, refletiu.
Padre Thiago lembrou ainda que a celebração acontece dentro do Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. “O Senhor nos convida a renovar Nele as nossas esperanças. Em Juazeiro, encontramos essa esperança porque encontramos Jesus e os sacramentos”, completou.
Romaria segue até 2 de novembro
A Romaria de Finados segue até o próximo domingo (2), com programação intensa de missas, procissões, confissões e momentos de espiritualidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria estima que cerca de 350 mil fiéis passem por Juazeiro do Norte durante os cinco dias de celebrações.
As atividades podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Mãe das Dores, no YouTube, e a programação completa está disponível no site oficial da Basílica.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.