Papa: "Só quem sabe agradecer experimenta a plenitude da alegria"

Papa: "Só quem sabe agradecer experimenta a plenitude da alegria"

Categoria: Basílica

10/10/2016 Por: Administrador


1.250 visualizações


O Papa presidiu neste domingo, 9, a Santa Missa por ocasião do Jubileu Mariano realizado no Vaticano de 7 a 9 de outubro. Dezenas de milhares de fiéis participaram da cerimônia, na Praça São Pedro, incluindo delegações de mais de 40 nações que participaram deste evento nos últimos dias em Roma.

Saber reconhecer e agradecer o dom recebido

A homilia do Pontífice se inspirou nas leituras do dia, que nos convidam a reconhecer os dons de Deus. Lucas, em seu Evangelho, menciona o episódio dos dez leprosos curados por Jesus, dos quais apenas um, o estrangeiro que vive marginalizado, volta atrás para expressar a sua gratidão pelo dom recebido. 

“Como é importante saber agradecer, saber louvar por tudo aquilo que o Senhor faz por nós! Assim podemos perguntar-nos: somos capazes de dizer obrigado? Quantas vezes dizemos obrigado em família, na comunidade, na Igreja? Quantas vezes dizemos obrigado a quem nos ajuda, a quem está ao nosso lado, a quem nos acompanha na vida? Muitas vezes consideramos tudo como se nos fosse devido!”, afirmou Francisco, lembrando que “isto acontece também com Deus... É fácil ir ter com o Senhor para Lhe pedir qualquer coisa, mas voltar para Lhe agradecer...”.

Só quem sabe agradecer experimenta a plenitude da alegria

E precisamente neste Jubileu Mariano, é oportuno “pedir a Nossa Senhora que nos ajude a entender que tudo é dom de Deus e a saber agradecer: só então a nossa alegria será completa”, frisou Francisco.

O Papa também citou a importância de sermos humildes, como o foi Naaman, comandante do exército do rei da Síria, leproso, que para se curar, aceita a sugestão de uma escrava e confia-se aos cuidados do profeta Eliseu, que para ele é um inimigo. Eliseu não pretende nada; manda-o apenas mergulhar na água do rio Jordão. Naaman perplexo estava para voltar a casa, mas depois aceita mergulhar no Jordão e, imediatamente, fica curado.

Maria também foi estrangeira no Egito, distante de parentes e amigos

Os protagonistas dos dois episódios têm uma coisa em comum: são dois estrangeiros.

“Quantos estrangeiros, incluindo pessoas de outras religiões, nos dão exemplo de valores que nós, às vezes, esquecemos ou negligenciamos! É verdade; quem vive a nosso lado, talvez desprezado e marginalizado porque estrangeiro, pode-nos ensinar como trilhar o caminho que o Senhor quer”, concluiu o Papa.

Delegações de todo o mundo presentes em Roma com a 'sua Maria'

O Jubileu Mariano teve início sexta-feira (07/10) e desde então, nas redondezas doo Vaticano têm se realizado adorações e vigílias de oração à Virgem Maria. Chegaram à Santa Sé 94 congregações marianas de todo o mundo, trazendo imagens marianas de 51 Santuários de 40 países, inclusive do Brasil. Uma delegação trouxe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e participou da Vigília de sábado (08/10), com o Papa, na Praça São Pedro.  

O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia começou em 8 de dezembro de 2015 e será encerrado no próximo dia 20 de novembro.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.