Na noite de ontem (10) foi celebrada, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, a Consagração Paroquial ao Sagrado Coração de Jesus. A Renovação, como também é conhecida, reuniu a comunidade que, logo após a Celebração Eucarística, se dirigiu ao Círculo Operário São José para, em clima de devoção, renovaram a aliança ao Sagrado Coração de Jesus. A consagração foi conduzida pelo Vigário Paroquial, Padre Antônio Romão (Pe. Toninho) e a presidente do Apostolado da Oração, Marinalva Pereira. Em sua acolhida a comunidade, Padre Toninho relembrou o sentido do ato, fazendo memória ao centenário paroquial e a todos aqueles que celebram esta devoção na cidade de Juazeiro do Norte. “Renovar a consagração de Jesus é afirmá-lo como centro da nossa família. Esse ano em que celebramos o centenário de nossa Paróquia, queremos hoje na renovação paroquial, fazer memória de todos os rezadores e aqueles que celebram essa devoção em suas casas", pontuou o sacerdote.
O ambiente do Círculo Operário São José estava ornamentado com as Imagens do Coração de Jesus e de sua mãe Maria, assim também como a do Padre Cícero Romão Batista, que iniciou a prática na cidade. Após a celebração todos os presentes foram convidados a Partilha do “Café do Santo” que foi doado pela própria comunidade.
Celebrada há 128 anos na Paróquia da Mãe das Dores, a Renovação fez parte dos festejos dedicado ao Sagrado Coração de Jesus comemorado todos os anos no mês de Junho pela Igreja Católica e que, na Basília Santuário, foi conduzido pelo Apostolado da Oração com a celebração de um tríduo nos últimos dias 01, 02 e 03 de Junho.
Tradição da Consagração ao Sagrado coração de Jesus
A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi difundida em Juazeiro do Norte pelo Padre Cícero Romão Batista logo após o mesmo se instalar na cidade, no ano de 1871, e conhecer a devoção ao Coração de Jesus iniciado e difundido por Santa Margarida Maria Alacoque. Segundo a tradição, a família coloca em local de destaque em seu lar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, fazendo a entronização que consiste em abençoar as imagens e fazer a entrega da família para que sejam agraciadas com as bênçãos divinas. É preparado um altar abaixo das imagens, com flores e velas e durante o momento celebrativo é feito o ato de consagração. A família recebe vizinhos e amigos para o momento festivo, que se repete uma vez por ano.
Comentários:
Inscreva-se em nossa Newsletter
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.