Paroquianos da Mãe das Dores celebram 128 anos de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Paroquianos da Mãe das Dores celebram 128 anos de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Categoria: Basílica

11/06/2016 Por: Aline Salustiano


2.945 visualizações


Na noite de ontem (10) foi celebrada, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, a Consagração Paroquial ao Sagrado Coração de Jesus. A Renovação, como também é conhecida, reuniu a comunidade que, logo após a Celebração Eucarística, se dirigiu ao Círculo Operário São José para, em clima de devoção, renovaram a aliança ao Sagrado Coração de Jesus. A consagração foi conduzida pelo Vigário Paroquial, Padre Antônio Romão (Pe. Toninho) e a presidente do Apostolado da Oração, Marinalva Pereira. Em sua acolhida a comunidade, Padre Toninho relembrou o sentido do ato, fazendo memória ao centenário paroquial e a todos aqueles que celebram esta devoção na cidade de Juazeiro do Norte. “Renovar a consagração de Jesus é afirmá-lo como centro da nossa família. Esse ano em que celebramos o centenário de nossa Paróquia, queremos hoje na renovação paroquial, fazer memória de todos os rezadores e aqueles que celebram essa devoção em suas casas", pontuou o sacerdote.
 
O ambiente do Círculo Operário São José estava ornamentado com as Imagens do Coração de Jesus e de sua mãe Maria, assim também como a do Padre Cícero Romão Batista, que iniciou a prática na cidade. Após a celebração todos os presentes foram convidados a Partilha do “Café do Santo” que foi doado pela própria comunidade.
 
Celebrada há 128 anos na Paróquia da Mãe das Dores, a Renovação fez parte dos festejos dedicado ao Sagrado Coração de Jesus comemorado todos os anos no mês de Junho pela Igreja Católica e que, na Basília Santuário, foi conduzido pelo Apostolado da Oração com a celebração de um tríduo nos últimos dias 01, 02 e 03 de Junho.
 
Tradição da Consagração ao Sagrado coração de Jesus
 
A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi difundida em Juazeiro do Norte pelo Padre Cícero Romão Batista logo após o mesmo se instalar na cidade, no ano de 1871, e conhecer a devoção ao Coração de Jesus iniciado e difundido por Santa Margarida Maria Alacoque. Segundo a tradição, a família coloca em local de destaque em seu lar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, fazendo a entronização que consiste em abençoar as imagens e fazer a entrega da família para que sejam agraciadas com as bênçãos divinas. É preparado um altar abaixo das imagens, com flores e velas e durante o momento celebrativo é feito o ato de consagração. A família recebe vizinhos e amigos para o momento festivo, que se repete uma vez por ano.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.