Pessoas em situação de rua participam de jantar pascal oferecido pelo IMM - Basílica Santuário

Pessoas em situação de rua participam de jantar pascal oferecido pelo IMM - Basílica Santuário

Categoria: Basílica

13/04/2016 Por: Rozelia Costa


1.435 visualizações


O Instituto Monsenhor Murilo – IMM promoveu nesta terça-feira (12) um jantar de confraternização da Páscoa para as pessoas em situação de rua. O objetivo é tornar um momento diferente e especial para essas pessoas. “Se Jesus pode ser tão humilde a ponto de nos servir - sendo que Ele é Deus, então somos obrigados a fazer o mesmo”. Disse Mana Cirino, funcionária da Basílica e voluntária da casa da Mãe das Dores.
Essa foi uma confraternização realizada pela Casa da Mãe das Dores onde voluntários, funcionários da Basílica Santuário e pessoas em situação de rua, se confraternizaram num gesto nobre e ímpar para todos, principalmente para as pessoas em situação de rua, os principais convidados.
Francisco Feitosa (Francisquinho) animou o jantar ao som de voz e violão, mas a animação maior foi da Antônia Jane, catadora de materiais recicláveis nas mediações da Capela do Socorro e da Basílica Santuário, ela cantou, fez coreografias e ainda desfilou. Casada com o Ronaldo, também catador de materiais recicláveis, que vibrava e aplaudia as apresentações da esposa.
Como a Páscoa é a festa mais importante do calendário cristão, onde se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e a dor definitivamente, a Casa da Mãe das Dores, que recebe e acolhe a todos, convidou os irmãos em situação de rua a vencer os sinais de injustiça e de morte presentes em nossa sociedade. Por isso realizou com carinho esta confraternização. Os mesmos ficaram agradecidos com essa atitude promovida pelo Instituto Monsenhor Murilo já que nessa época são pouco lembrados. Foi um jantar muito agradável, dava para ver a alegria nos olhos de cada um a se ver no telão, que passava momentos com eles nos atendimentos voluntários no IMM.
Durante o dia se percebia a alegria dos voluntários e funcionários na organização do espaço, na preparação do jantar, das lembrancinhas (chocolates), etc. O diretor executivo do IMM, o Sr. Inácio Job de Oliveira, sempre contribuindo voluntariamente, saia às ruas empurrando uma cadeira de rodas para pegar àqueles que são paralíticos, para o banho. Muita caridade, muito bonito de se ver. À noite no jantar, todos limpos, cheirosos e animados.
“Um gesto de ação gratuita que podemos fazer com o irmão necessitado. Nos emotiva muito quando vemos a alegria no semblante de cada um. Isso toca-nos imensamente”, explica Divina Fernandes, assistente social e Diretora da Casa da Mãe das Dores.
A equipe do IMM realiza "in loco", visita aos locais onde os moradores em situação de rua se encontram. Já na Casa da Mãe das Dores, além de momentos orantes, tem roda de conversas e escuta individual, em dois dias na semana tem PTI (Projeto Terapêutico Individual), iniciando sempre com a higiene pessoal e refeições. Eles também recebem assistência médica, psicológica, quites de higiene, roupas, tomam banho e usufruem gratuitamente de serviços como corte de cabelo, manicure, massagem e aferição de pressão arterial. No local é sempre servido café da manhã. São 38 voluntários de diversas localidades de Juazeiro do Norte que vêm abrilhantar e se fazer pequeno entre todos.
“Eu acredito que o mundo só será melhor, quando o menor que padece acreditar no menor” Dom Hélder Câmara

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.