Categoria: Basílica
14/09/2015 Por: Ingrid Monteiro
3.198 visualizações
O quarto dia da Romaria de Nossa Senhora das Dores contou com uma programação especial, neste último domingo (13). Mais de 50 carroceiros conduziram a imagem da Mãe das Dores por principais ruas de Juazeiro do Norte com destino à Basílica Santuário, onde foi celebrada, às 19h, a Novena Solene e a Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, e concelebrada por padres da Basílica e por demais sacerdotes romeiros.
A tradicional procissão das carroças teve início às 17h, sob a organização da Fundação Leandro Bezerra de Menezes. A programação completa, este ano, 43 anos de existência e se mantém firme perpassando gerações. Para o carroceiro e jardineiro, Antônio Silva Dias, esta é uma tradição que não pode se perder. “Não existe emoção maior do que conduzir a imagem da santa nesta procissão das carroças. O meu coração fica em pedaços com tamanha alegria em chegar à Basílica Santuário ao final do trajeto”, afirma o devoto que, todos os anos, participa fielmente da festividade.
A cada ano, os participantes se empenham em enfeitar suas carroças e animais em um verdadeiro desfile pela cidade. O bispo diocesano, Dom Fernando Panico, durante a Celebração Eucarística, agradeceu a Fundação Leandro Bezerra de Menezes pela organização e por manter viva esta tradição durante a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores.
Durante a homilia, ao meditar acerca do Evangelho de São Marcos (Mc 8, 27-35), o bispo diocesano acolheu todos os romeiros que participam da festividade em louvor a Nossa Senhora das Dores, pontuando acerca da importância de fortificarmos nossa fé em Cristo Jesus. “Queridos irmãos e irmãs, hoje a Palavra de Deus nos confirma o consolo para que vivamos com firmeza a nossa fé a exemplo de Maria, a Mãe das Dores, que viu seu filho ser morto na Cruz. Coloquemos-nos, portanto, diante da realidade da Cruz de Cristo que, para nós, deve ser fonte de esperança em uma vida melhor. Que a Mãe das Dores console nosso espírito e encha os nossos corações da presença consoladora de seu filho, Jesus Cristo”, declarou.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.