Categoria: Basílica
12/09/2015 Por: Administrador
1.923 visualizações
Os romeiros que participam da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, a partir desde sábado (12), contam com atendimento médico realizado por profissionais da saúde voluntários na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. A equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos, realizam serviço de aferição de pressão, teste de glicemia capilar e prescrição de medicamentos.
Aproximadamente 15 profissionais se empenham na acolhida aos romeiros de todas as idades. De acordo com a farmacêutica, Jamille Dias Gonçalves, após a triagem do paciente, os casos mais específicos e de alto risco são encaminhamos para o Hospital Regional do Cariri ou para a Unidade de Atendimento Médico a fim de receberem atendimento mais qualificado. “Como filha de Juazeiro do Norte, devota de Nossa Senhora das Dores, e membro da Pastoral de Liturgia, senti o desejo de montarmos uma equipe, com espírito voluntário, no auxílio médico aos romeiros que visitam a Basílica por ocasião da Romaria de Nossa Senhora das Dores, pois sabemos das deficiências da saúde em nosso País”, explica.
A unidade de atendimento funciona nos turnos manhã e tarde, na Basílica Santuário, e tem dado o reforço necessário ao Posto de Saúde integrado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que também realizam atendimento médico aos fiéis durante a romaria, na Basílica. “A cidade de Juazeiro é considerada santa para estes peregrinos e muitos deles até esquecem dos cuidados necessários com a saúde, principalmente com relação aos pacientes que tomam medicação diária. Orientamos e reforçamos a importância de unir a fé com a medicina”, pontua a farmacêutica.
Uma alimentação balanceada, com ingestão de sal em menor quantidade, hidratação através de água e sucos naturais, sobretudo por conta da alta temperatura em Juazeiro do Norte, são alguns dos principais cuidados orientados pelos profissionais durante este tempo de peregrinação. Para a devota Maria Adriana Gomes, de 72 anos de idade, moradora de Juazeiro do Norte, este é um serviço bastante gratificante durante a festividade. “Para eu que moro aqui, tenho onde me consultar, mas para os devotos que vem de muito longe e possuem problemas de saúde, este trabalho voluntário consiste em uma providência divina”, afirma.
Parceria
Nesta Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, a Basílica Santuário firma novamente parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No total, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários do curso técnico de enfermagem realizam atendimento de urgência e emergência no Centro de Apoio aos Romeiros, localizado na Praça dos Romeiros, ao lado da Basílica. “Na maioria dos casos, recebemos pacientes hipertensos, diabéticos, com diagnóstico de diarreia, enxaqueca, vômitos e febre”, declara a enfermeira, Fernanda Cassiano.
Os romeiros se sentem satisfeitos com o serviço. “Estava me sentindo tonto, pois tenho pressão alta. Resolvi aferir a minha pressão no posto de saúde e fui bem atendido. Achei maravilhosa essa preocupação com o romeiro. Aproveito para ter um cuidado com a saúde para seguir a minha romaria”, finaliza satisfeito o aposentado Cícero da Silva, 67 anos, da cidade de Agrestina-PE.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.