Retiro reúne dezessete jovens vocacionados

Retiro reúne dezessete jovens vocacionados

Categoria: Basílica

29/11/2016 Por: Administrador


2.228 visualizações


A Diocese de Crato, através da Pastoral Vocacional, promoveu de 25 a 27 de novembro o Retiro para Vocacionados, realizado no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos. O encontro, que reuniu dezessete vocacionados, entre eles Francisco da Paz Bezerra Carvalho Filho, vocacionado ao sacerdócio da Diocese de Crato e paroquiano da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, teve como pregador o Pe. Wesley Barros, Prefeito de disciplina e Ecônomo do Seminário Maior São José, que presidiu a missa de abertura no primeiro dia.

Com o tema "Vocação - Ruptura e Continuidade", o objetivo do retiro é trabalhar a última dimensão do processo formativo, o Espiritual, que tem o intuito de silenciar para ouvir a voz de Deus, conhecer-se e estar forte para uma futura ruptura – abandonar a família e toda a vida para viver a continuidade da vocação, o chamado individual. Durante a homilia foi refletida a capacidade individual dos apóstolos, quando cada um assumiu ou renunciou o seu discipulado. Na ocasião, houve Celebração Penitencial, precedida com a Liturgia da Palavra, e atendimento de confissões dos dezessete jovens por Pe. Toninho, vigário paroquial da Basílica Santuário, e Pe. Wesley Barros

No sábado (26) os vocacionados participaram da Missa, presidida pelo Pe. Wesley e concelebrada pelo Pe. Cícero Luciano, Reitor do "Seminário Propedêutico Dom Fernando Pânico",  e Laudes. Durante o dia do último sábado a programação foi intercalada com reflexões e meditação pessoal. As reflexões feitas pelo pregador do retiro foram tiradas de chamados de Deus aos profetas das Escrituras: Abraão, Moisés, Samuel e Jonas. "Os profetas, aceitando o chamado de Deus, viviam a submissão, a busca e o recolhimento. Ruptura é o modo de viver, e não eventualmente. Deus quer tudo de nós", afirmou o Pe. Wesley. 

Logo após a oração das Vésperas (Liturgia das Horas), às 18h, os vocacionados que iniciavam a oração do terço itinerante, andando pelos jardins, foram surpreendidos pela presença do Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando PanicoVoltando para a sala, os jovens reuniram-se com Dom Fernando para o último momento com a Pastoral Vocacional, enquanto Bispo Diocesano local. Dom Fernando falou do seu ingresso no Seminário Diocesano de Roma aos doze anos, cujo bispo era o Papa Pio XII, e do seu chamado a vida missionária junto a sua congregação Missionários do Sagrado Coração. Emocionado, encorajou os jovens. "Fico feliz em ver vocês e dizer: Coragem! Ânimo! Não olhem para trás!", reforçando que esta é sua última turma vocacional do seu episcopado na Diocese de Crato. E ainda fez um pedido. "Amem o seu bispo. Honrem a pessoa dele, rezando por ele, sendo fiéis e obedientes", referindo-se ao futuro bispo Dom Gilberto Pastana. A noite foi encerrada com uma Vigília Eucarísticauma caminhada a luz de velas, conduzida pelo Círio Pascal até a capela do Centro de Expansão, local em que houve a bênção do Santíssimo Sacramento. 

Já no último dia do encontro, logo após as Laudes e o café, os jovens concentraram-se na sala de reunião pela última vez no retiro para um momento de partilha. O pregador concluiu o ciclo de palestras pontuando três aspectos para que eles sejam bons seminaristas e futuros bons presbíteros. "O vocacionado deve se tornar pai, pastor e esposo".

O Vigário Geral da Diocese de Crato, Pe. José Vicente Pinto, que também participou do retiro, deixou palavras de acolhimento e fez um pedido aos jovens, caso sejam aprovados. "Deixem formar-se".   

Por fim, os dezessete jovens iniciaram a produção de suas cartas pedindo ao bispo Dom Gilberto Pastana, ao Conselho de formadores de Seminário Maior São José e aos agentes da Pastoral Vocacional. A resposta será concedida entre os dias 24 e 25 de dezembro. Na Celebração Eucarística do 1º Domingo do Advento, que concluiu o Retiro Espiritual, o Pe. Wesley fez analogia à II Carta de São Paulo aos Coríntios e a espera dos vocacionados pela resposta do ingresso ao Seminário Propedêutico Dom Fernando Pânico. "Fortalecidos por tal esperança, estamos plenamente confiantes" (2Cor 3, 12). 

Francisco da Paz Bezerra Carvalho Filho

Francisco da Paz Bezerra Carvalho Filho possui um caminho vocacional desde 2008 quando admitido acólito. Atua na paróquia auxiliando nos serviços do Ministério da Liturgia. Após seu discernimento com a Congregação Salesiana, o jovem é acompanhado pelos padres da Basílica neste seu passo para o ingresso no Seminário Propedêutico, primeira etapa do processo formativo para presbíteros, na Diocese de Crato. 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.