Categoria: Basílica
01/02/2025 Por: Patrícia Mirelly Lima - Jornalista
Desde o dia 27 de janeiro, a Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no Ceará, vivencia com fé e devoção a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a primeira do ano. Neste sábado, 1º de fevereiro, os romeiros participaram da santa missa – cuja liturgia celebrou a Festa da Apresentação do Senhor – presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, no largo da Matriz.
Na homilia, Dom Magnus ressaltou a simbologia da "Esperança e Luz", em sintonia com o Jubileu 2025, convocado pelo Papa Francisco. O bispo explicou que Cristo, ao dissipar as trevas da vida, traz consolo nos momentos difíceis. E Maria, que guia os fiéis a Cristo, é a chama verdadeira que aquece e transforma os corações. Por isso, a romaria representa uma renovação espiritual, um momento em que os peregrinos, mesmo diante das adversidades, se unem em busca de esperança.
"Saímos de nossas casas, das nossas comunidades, das nossas paróquias repletos de esperança, cheios de fé, trazendo no coração também os desencontros da vida, os sofrimentos, os momentos turvos, a escuridão, mas, confiando no Deus que nos ama, na Esperança que não decepciona", afirmou o pastor diocesano.
A celebração contou com a presença de outros religiosos, como o inspetor salesiano Padre Inácio, o provincial dos frades capuchinhos, Frei Roberildo, e o bispo de Patos-PB, Dom Eraldo. Também participaram padres da comunidade sacerdotal da Basílica, além de sacerdotes das paróquias da Diocese de Crato e de outras dioceses romeiras. Padre Cícero José, reitor da Basílica, ao saudar o povo no início da santa missa, disse que "este é um encontro de irmãos, peregrinos de esperança".
Após a Eucaristia, os fiéis seguiram para a Vila Tabuleiro, onde ocorrem diversas atividades como o show do Chapéu, a quermesse, a venda de artigos religiosos e espaços para fotografias com a família. A programação é um convite à convivência fraterna.
Herança espiritual
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias tem suas raízes na tradição iniciada por Padre Cícero Romão Batista. Ainda hoje, reúne devotos em uma jornada de fé e devoção com destaque para a tradicional procissão luminosa no dia 2 de fevereiro, quando romeiros percorrem as ruas da cidade, iluminando o caminho com velas e candeeiros.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.