Categoria: Basílica
15/09/2016 Por: Ingrid Monteiro - Assessoria de Comunicação/Amex
3.588 visualizações
“Para mim, esse é o momento mais importante, quando nos despedimos de Nossa Senhora das Dores, ela que é a mãe de Jesus e minha mãe. Saio daqui com coração já em saudades”, declara emocionada a aposentada Ana Lúcia do Nascimento, 58 anos de idade, da cidade de Recife-PE. Com lágrimas nos olhos, a devota, juntamente com milhares de fiéis, participou da Bênção dos Chapéu e Despedida dos Romeiros, ao meio dia de hoje (15), nos momentos finais da Festa de Nossa Senhora das Dores, na Basílica Santuário de Juazeiro do Norte.
A tradicional programação contou com a presença do Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, do bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, do Arcebispo de Maceió-AL, Dom Antônio Muniz, do Padre Cícero José, pároco, e de demais padres da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Frei Barbosa, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Monsenhor José Alves e vários padres diocesanos e seminaristas também marcaram presença na ocasião.
“Sejam todos bem-vindos a este momento que já faz parte das tradições de nossas romarias, o momento da benção do chapéu e a despedida dos romeiros”, acolheu o Padre Cícero José, convidando a todos os presentes a erguer o chapéu de palha, marca registrada dos romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores. Ao som da canção de Luiz Gonzaga, Ave Maria Sertaneja, os fiéis se emocionaram por estarem mais uma vez finalizando a sua romaria a Juazeiro do Norte, local considerado santo por muitos dos peregrinos.
O Bispo Dom Fernando fez memória dos dias em que todos vivenciaram, com alegria, a festividade em louvor à Santa, de forma especial, neste Ano Santo da Misericórdia. “Estamos chegando ao término de nossa romaria e, nesta celebração de despedida, queremos recordar os dias em que estivemos aos pés de Nossa Senhora das Dores. Queremos ainda agradecer porque essa romaria significou, para muitos romeiros, a celebração do Ano Santo da Misericórdia. Vocês vieram devotamente, em peregrinação, e, ao passar pela Porta Santa desta Basílica Santuário, fizeram uma experiência com a ternura e compaixão de Deus”, pontuou.
Durante a bênção dos objetos, Maria das Graças da Silva, de 66 anos de idade, exibia os terços e fitinhas do Padre Cícero que comprou especialmente para os seus amigos e familiares que não puderam estar na festividade. “Choro de alegria por estar aqui, pois Deus e Nossa Senhora sabem as dificuldades que enfrentei para conseguir fazer esta viagem”, afirmou a devota, a qual percorre longo trajeto de Maceió a Juazeiro do Norte há mais de 40 anos, para vivenciar os festejos.
Público
Durante a Despedida do Romeiro, foi apresentada uma estimativa do número dos fiéis romeiros que participaram da festa da padroeira. O maior número corresponde ao estado de Alagoas com 12.700 romeiros, seguidos pelos estados de Pernambuco com 10.447 e Paraíba com 1.082 fiéis. Esse percentual corresponde aos romeiros que se cadastraram junto à Basílica Nossa Senhora das Dores, significando cerca de 10% da quantidade total de visitantes neste período.
Homenagens
A Secretaria de Turismo e Romarias do Município de Juazeiro do Norte, sob a coordenação de Marli Bezerra, homenageou os carros e veículos mais enfeitados durante a Procissão dos Carros, realizada no dia de ontem (14). Emocionado, o motorista Paulo Correia, Campo Alegre-AL, se surpreendeu ao ser premiado na categoria caminhão pau-de-arara mais enfeitado. “Sempre tive a esperança de ser premiado e agora aconteceu, mas a alegria estará completa quando o caminhão pau-de-arara for liberado para viajarmos ao santo Juazeiro”, declara o devoto.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.