Saudado pelos fiéis, Dom Fernando preside Missa dos Santos Óleos na Catedral da Sé

Saudado pelos fiéis, Dom Fernando preside Missa dos Santos Óleos na Catedral da Sé

Categoria: Basílica

25/03/2016 Por: Patrícia Mirelly


1.623 visualizações


Ainda em recuperação de cirurgia recém feita, o Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, presidiu a Santa Missa da Unidade, também chamada de Santos Óleos, na manhã desta quinta-feira Santa, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato/CE.
 
A aparição do Bispo fez ecoar calorosa salva de palmas pelos fiéis ali presentes. Ele retribuiu a saudação com sorrisos e acenos, enquanto caminhava até o altar, acompanhando o cortejo processional.
 
Na homilia, a assembleia, composta pelo clero diocesano, religiosos e religiosas, agentes de pastorais e demais fiéis, acompanhou atentamente as palavras proferidas por Dom Fernando.
 
Para Tatiana Oliveira, pertencente à Comunidade Missão Resgate, a presença do pastor diocesano é um sinal da fidelidade de Deus ao povo da Diocese de Crato. “Essa presença do nosso Bispo alegra e renova a nossa fé, nós que somos conduzidos por ele na Igreja aqui da Diocese. Nosso coração transborda de alegria, louva e agradece a Deus por este momento tão especial que nós vivemos”, conta.
 
Em sua fala Dom Fernando saudou os sacerdotes ali presentes, sobretudo, os que celebravam cinco e dez anos de ordenação presbiteral, de modo especial, Monsenhor Ágio, no auge de seus 98 anos de idade. Também agradeceu aos fiéis pelas orações, mensagens e demonstrações de afetos filiais e fraternos a ele manifestados quando teve de se ausentar de suas atividades pastorais para tratar da saúde. Enquanto falava, palmas ainda mais fervorosas ecoaram na Igreja Catedral.
 
“Estamos reunidos para celebrar, juntos, o dia em que Jesus instituiu o sacerdócio ministerial. Estou feliz por mais este nosso novo encontro. Agradeço a todos pela solidariedade, orações e carinho para comigo nos últimos trinta dias que muito me consolaram. Continuem a rezar por mim”, pediu.
 
Aos padres, tornou a dirigir a palavra, recomendando que estes procurem dar mais atenção às dores e inquietações trazidas no coração dos fiéis, quer sejam ditas no confessionário ou fora dele.
 
Bispo Coadjutor
 
Em carta enviada ao Papa Francisco, Dom Fernando solicitou um Bispo Coadjutor para “somar forças no pastoreio”. O Santo Padre acolheu o pedido de boa vontade e brevemente mandará mais um Bispo para à Diocese de Crato.
 
Renovação das Promessas Sacerdotais
 
A Missa da Unidade, como o próprio nome sugere, reúne todos os sacerdotes para a renovação das promessas feitas no dia da ordenação sacerdotal, entre elas a de serem fiéis distribuidores dos mistérios de Deus pela missão de ensinar, através da Sagrada Escritura, e demais celebrações litúrgicas.
 
Para o representante do Clero, Padre Benedito Evaldo Alves, este é um dia de recordar a instituição do sacerdócio e agradecer a Deus pela comunhão do presbitério e todo o povo. “A nossa comunhão se faz entorno da eucaristia e também do nosso pastor. É um momento de celebração da unidade e da vivência de ordenação sacerdotal”, disse.
 
Há sete meses ordenado sacerdote e participando da Missa da Unidade pela primeira vez, o vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, Padre Antônio Romão (Padre Toninho), considerou a celebração como um momento de grande alegria e emoção.
 
Bênção dos Santos Óleos
 
No centro da liturgia desta manhã, estava a bênção dos Óleos dos Catecúmenos e Enfermos e a consagração do Óleo do Santo Crisma. Ao final da celebração representantes de todas as paróquias da Diocese, receberam os óleos que serão utilizados no decorrer do ano.
 
 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.