Tradicional Renovação na Praça do Socorro encerra festividade de aniversário do Padre Cícero
Categoria: Basílica
25/03/2017 Por: Rozelia Costa
4.120 visualizações
Fogos de artifícios quebraram o silêncio na manhã deste dia 24 de março, no Juazeiro do Norte, cidade fundada pelo Padre Cícero Romão Batista. Às 5h da manhã todo o Juazeiro foi despertado com os estouros dos fogos nas praças da cidade, anunciando o dia festivo de aniversário do nosso “Padim Ciço”. São 173 anos de mudanças. Desde que o Padre Cícero nasceu, tudo mudou nesta região. No testemunho que Dona Rosinha do Horto proferiu no “V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero”, declarou com convicção: “O Padre Cícero nasceu santo, viveu santo, morreu santo e É SANTO!”. Alagoana de Palmeira dos índios, hoje com 96 anos de idade, conheceu o Padre Cícero quando chegou à pequena cidade do Juazeiro, com seis anos de idade.
Santa Missa
Às seis horas a tradicional missa foi celebrada na Praça do Socorro, presidida pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana e concelebrada por Dom Fernando Panico, bispo emérito da Diocese de Crato, Padre Cícero José, pároco da Basílica Santuário e por muitos padres romeiros e devotos do Padre Cícero. O diácono permanente da Basílica também concelebrou esta missa festiva.
No início da celebração foi feita uma acolhida saudando a todos os presentes: “Hoje elevemos uma prece pelos 173 anos de nascimento do Padre Cícero. Ele que foi, e é exemplo para todos nós que queremos seguir os ensinamentos de Jesus em busca da salvação”.
Festa para o santo do povo
A tradicional Procissão das Flores que saiu às 15h do CSU, traz a imagem do Padre Cícero. Dando uma parada "obrigatória" na Sociedade Padre Cícero (em frente a Biblioteca Pública), chega à Praça do Socorro no final da celebração das 17h, que foi presidida pelo Padre Toninho Romão, vigário paroquial e concelebrada pelo pároco Padre Cícero José. Os devotos saíram pelas ruas da cidade conduzindo o carro andor com a imagem do Padre Cícero, cercado de flores e com chapéus, símbolos do romeiro. Grupos de animação folclórica acompanharam a procissão abrilhantando e animando o percurso.
Renovação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Após a bênção, a programação seguiu com a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, da cidade. Tradição muito forte nesta região, a Renovação nem sempre é “tirada” por um sacerdote, mas por um (a) leigo (a) preparado (a) para esse ato de fé e de união. Este ano a “tiradeira” da Renovação foi a sra. Maria Bento.
No roteiro da Renovação faz-se a acolhida aos presentes, um canto ao Espírito Santo, o sinal da Cruz, a profissão de fé, o ato de Consagração, onde também é lembrado dos parentes e amigos presentes e ausentes e pelas almas do purgatório, rezando um Pai Nosso e uma Ava Maria, depois se canta “Coração Santo”... Em seguida se faz a Oração pela Família e o canto “Mais puro que as estrelas”... Dai se faz a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, que pode ser cantada ou rezada. Por último se canta um bendito ao Padre Cícero, encerrando com vivas e bênção.
Tradição
Essa tradição foi trazida pelo Padre Cícero, em 1871. O Padre quando veio morar em Juazeiro do Norte percebeu que algumas pessoas gostavam de farras tipo bebedeiras e desordens. Ele viu que as famílias não se reuniam para rezar. Dai começou a incentivar as famílias para destacar na sala principal da casa, as imagens dos Corações de Jesus e de Maria, simbolizando quem reina nos lares deste lugar é o amor: Amor pelo Pai, pelo Filho, pelo Espírito Santo e pela Virgem Maria que faz parte do Plano Salvífico de Deus. Dai se manifestou a religiosidade popular nos lares católicos do Cariri. Incentivou a fazer a entronização consagrando à família aos Corações Santos. E todos os anos a família renova este compromisso ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria com muita alegria, convidando parentes e amigos para rezarem juntos. A tradição diz que ninguém pode sair sem tomar o “Café do Santo”.*
Oratórios
Hoje ainda é comum encontrar nas residências, oratórios com as imagens do Coração de Jesus e do Coração de Maria. E normalmente a imagem do Padre Cícero e de vários santos de devoção.
Comentários: