14º Muticom reúne comunicadores de todo o Brasil para refletir sobre comunicação e ecologia integral

14º Muticom reúne comunicadores de todo o Brasil para refletir sobre comunicação e ecologia integral

Categoria: Igreja

28/09/2025 Por: CNBB


A arquidiocese de Manaus (AM) recebe, desde quinta-feira, 25, 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O encontro reúne quase 400 comunicadores de todo o país, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa” propõe reflexão sobre o papel da comunicação como ferramenta de transformação social e seu compromisso com a Casa Comum.

“Deus se comunica também através das criaturas”

A missa de abertura do Muticom foi presidida pelo arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner, e concelebrada por dezenas de bispos e padres, reunindo os quase 400 participantes, mais de 200 voluntários e representantes da Igreja de todo Brasil. Celebrada em um espaço decorado com a alma da Amazônia, a liturgia foi uma declaração sensível do compromisso que une fé, cultura e cuidado com a Casa Comum. Ali estavam símbolos, cores e texturas que comunicam os quem vive nas margens dos rios e caminha sobre a terra molhada da floresta.

Na homilia, o cardeal Leonardo Steiner lembrou o fundamento último de toda comunicação: o próprio Deus. “O grande comunicador nos enviou um comunicador, Ele o comunicador do Reino de Deus, Ele o comunicador do amor de Deus”, afirmou. Para o cardeal, o trecho do Evangelho segundo Marcos é profundamente significativo por destacar que o anúncio deve ser feito “a toda criatura”, pois “toda obra criada é uma comunicação de Deus”, disse. “Todos os seres são comunicação de Deus, sinais do amor de Deus, visibilizações do amor de Deus, palpabilidade da presença de Deus”, enfatizou Steiner.

Dom Leonardo conduziu a reflexão para a ecologia integral a partir de uma nova relação com a criação. “Tudo agora foi transformado em Cristo, tudo foi transfigurado em Cristo”, disse, destacando que a comunicação divina nos leva a perceber as criaturas como irmãs, na lógica de Francisco de Assis. “A ecologia integral não busca ser uma expressão qualquer, mas busca ser uma nova relação para podermos dizer e perceber que Deus se comunica também através das criaturas”, ponderou.

Ao final, motivou a “viver a fraternidade onde todos têm o seu lugar e o seu espaço, pois também tem a sua respeitabilidade. Para assim, na nossa reflexão, podemos melhor nos darmos conta do quanto Deus se comunica conosco, através de cada uma das suas criaturas”.

Já no início do encontro, o bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Valdir José de Castro, já projetou o que espera dos participantes: “que possamos levar as ideias e transformações, formando uma força iluminada pelo Evangelho para melhorar a qualidade de vida no país”. O bispo ainda destacou o Muticom como evento que expande a discussão para além das fronteiras da Igreja, buscando diálogo com a sociedade, universidades e profissionais de comunicação. “Seu desejo é que as reflexões se transformem em uma grande força que, iluminada pelo Evangelho, ajude a melhorar a qualidade de vida da Amazônia e do país, da nossa ‘Casa Comum’”.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, enviou uma mensagem em vídeo ao Muticom.

“Deus é comunicação. Que possamos ser comunicadores da boa nova, a fim de que possamos transformar a realidade segundo os critérios do Evangelho e, assim, torná-la sustentável, para que todos e todas tenham vida e vida em abundância”, disse dom Jaime fortalecendo o chamado com esperança.

O arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, motivou os participantes, na abertura do encontro, a não temerem o debate livre e profundo, ligando a transformação social à busca pelo Reino de Deus e a um modo de vida mais pleno. “Sempre buscamos as razões mais profundas para podermos, assim, continuar a caminhar na esperança. Eu desejo que as nossas discussões, e debates sejam sem receio, sem medo, com toda a liberdade para podermos realmente ser uma presença do Evangelho na nossa realidade”, concluiu.

Painéis e oficinas

O segundo dia de encontro foi marcado pelo início dos painéis e das oficinas temáticas nos rios amazônicos. No primeiro painel, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral”, foi apresentado o trabalho comunicacional como via eficaz da conscientização da população de que a ecologia está totalmente integrada e, por isso, precisa ser preservada para o futuro da vida. 

O pesquisador Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), evidenciou os eventos extremos que provocam chuvas abundantes e secas recordes no país, e que espalham danos sociais e ecológicos em todo o país. 

Em um dos rios amazônicos, a oficina “Narrativas Transmidiáticas e Storytelling: Comunicação para a Ecologia Integral” foi conduzida pelo assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, e o social media da Conferência, Paulo Augusto Cruz.

Ao falar dos conteúdos produzidos nas mídias sociais, padre Arnaldo destacou que uma história precisa gerar emoção, senão provoca apatia. “Deve ser capaz de provocar reações emocionais como alegria, tristeza, surpresa, medo. Identificação é fundamental para gerar emoção na narrativa”. Ele destacou ainda que as imagens também precisam impactar.

Paulo Augusto Cruz deu continuidade à atividade apresentando o case da Campanha da Fraternidade de 2025 que também pautou o tema da ecologia integral. Ele partilhou sobre as etapas de elaboração da campanha e destacou o papel da educomunicação, com a elaboração de conteúdos como carrosséis explicando o que é ecologia integral para ajudar na compreensão a partir da realidade e “mostrando que o tema não é algo novo na igreja, mas histórico”.

 

Acompanhe a cobertura completa no site do evento

 

Luiz Lopes Jr. Com informações da equipe do 14º Muticom 
Fotos: Darcy Lima, Mariana Barros e Gabrielle Pizano

Tags:

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.