Basílica Santuário encerra o mês mariano com Coroação
Categoria: Basílica
01/06/2016 Por: Ingrid Monteiro
2.460 visualizações
A Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário realizou o encerramento do mês mariano simbolizando a Coroação de Nossa Senhora das Dores – Padroeira do Santuário, vinda de Fátima/Portugal. A devoção da Coroação foi realizada no dia 31 de maio, às 19h, reunindo inúmeros romeiros, fiéis e moradores da região.
A devoção da Coroação de Nossa Senhora foi dirigida pelo Pároco Pe. Cícero José e pelos vigários paroquiais Pe. Antônio Romão, Pe. Cícero Gomes, Pe. Francisco Paulo e o Diácono Permanente Francisco Martins. Este ano, de forma especial, a tradicional Coroação de Nossa Senhora das Dores integrou a programação em alusão ao ano centenário da Paróquia que, em janeiro de 2017, celebrará com júbilo a data centenária.
Em suas palavras, o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, destacou as virtudes da Virgem Maria, reconhecendo-a como portadora de Deus, aquela que na humildade ajuda cada cristão a guardar Cristo dentro de si. “No dia que celebramos a visitação de Maria a sua prima Isabel, queremos coroá-la porque Maria soube ser exemplo de mulher, solidária, principalmente, com os sofredores e mais necessitados”, pontuou.
O mês de Maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Na Terra do Padre Cícero, há muitos anos, a Paróquia Nossa Senhora das Dores mantém viva esta tradição realizando, durante todo o mês de Maio, uma programação festiva em louvor à Virgem Mãe, com novenário e a celebração da coroação, tradição que já perpassa gerações na cidade de Juazeiro do Norte.
Este ano, a “Coroação do Centenário” emocionou o público presente através de apresentações artísticas, encenando a passagem bíblica do Bom Samaritano e Parábola do Filho Pródigo. Ainda no início da celebração, um grupo de jovens se dirigiu até o altar conduzindo a bandeira do Brasil. Inúmeras crianças, vestidas de anjos, transformaram o altar em um verdadeiro “céu”. O momento mais esperado pelos fiéis foi marcado por muita emoção. A coroação da Mãe de Jesus, como gesto simbólico, convida cada devoto a, com ela, cantar as maravilhas de Deus, no nosso dia-a-dia reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 2,47).
Comentários: