Basílica Santuário festeja com alegria Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero

Basílica Santuário festeja com alegria Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero

Categoria: Basílica

14/12/2015 Por: Administrador


2.847 visualizações


A cidade de Juazeiro do Norte está em festa! A Diocese de Crato e a capelinha de Nossa Senhora das Dores, hoje Basílica Santuário, festejam com alegria o recebimento de uma carta enviada pelo Papa Francisco, a qual oficializa a Reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista. A notícia foi divulgada na manhã de ontem (13), pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, durante celebração da Abertura da Porta Santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato-CE. Um dia histórico que ficará para sempre na memória de todo o clero diocesano, devotos e romeiros do “Padrinho” Cícero.

Na carta, o Pontífice destacou o testemunho de vida do Padre Cícero, reconhecendo a sua ação evangelizadora desenvolvida entre o final do século XIX e início do XX, pontuando ainda a fé simples do sacerdote por meio de sua devoção a Nossa Senhora. Nas suas palavras, o Papa Francisco, pede para esquecermos o passado. Não olharmos mais para as coisas de então e ficarmos apenas com o que interessa, ou seja, as virtudes do nosso querido Padre Cícero. Palavras aguardadas há décadas pela nação romeira e pelos moradores de Juazeiro. Com a Reconciliação, a Santa Sé permite e aprova a devoção dos fiéis ao Padre Cícero.

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, afirmou que a presente mensagem foi redigida por expressa vontade de Sua Santidade, o Papa Francisco. “Lembrando que Deus sempre se serve de pobres instrumentos para realizar suas maravilhas e que todos nós somos “vasos de argila” (2Co 4,7) em Suas mãos, o texto afirma, sem dúvida alguma, que Padre Cícero, pelo seu intenso amor pelos mais pobres e por sua inquebrantável confiança em Deus, foi esse instrumento escolhido por Ele. O Padre respondeu a este chamado, movido por um desejo sincero de estender o Reino de Deus”, enfatiza a carta.

Durante a celebração de ontem, um quadro com a imagem do Padre Cícero foi conduzida ao interior da Catedral, passando pela Porta Santa da Misericórdia, sob os aplausos dos fiéis, sendo introduzido próximo ao Altar. O bispo Dom Fernando pontuou que o lugar do Padre Cícero ainda não será o Altar, mas que ficaria próximo à assembleia, junto ao povo.

Com júbilo, a equipe de padres da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores recebeu a notícia da reconciliação histórica da Igreja com a memória do Padre Cícero. A capelinha da Mãe das Dores, hoje Basílica Santuário, tão bem zelada pelo saudoso Padre Cícero Romão Batista no passado, continua recebendo milhares de romeiros que agradecem e pedem pela proteção do patriarca todos os anos.  “Neste início do Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, uma nova página se inicia para todos nós, com o recebimento da notícia da Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero Romão Batista. Que alegria é para todos nós saber que a Santa Sé aceita e reconhece todos os frutos feitos através das romarias e devoção ao Padre Cícero. Neste ano de 2016, trabalharemos unidos nas comemorações do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores a partir desta grande motivação que consiste no reconhecimento do trabalho missionário e evangelizador do querido “Padim Ciço”, como assim é carinhosamente conhecido”, pontua o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Cícero José.

Confira resumo da carta-mensagem do Papa Francisco sobre a reconciliação histórica da Igreja Católica com a memória do Padre Cícero Romão Batista em: www.diocesedecrato.org

Por Ingrid Monteiro – Jornalista (Amex)

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.