Categoria: Basílica
25/08/2016 Por: Administrador
2.214 visualizações
Às vésperas de se iniciar o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte (CE), a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, através da Pastoral de Romaria, promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), o Seminário “Juazeiro – Chão Sagrado: O patrimônio cultural e religioso de Juazeiro do Norte”. A programação foi realizada no auditório do Sesc Juazeiro, com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O objetivo do encontro foi discutir o Patrimônio Cultural e Religioso de Juazeiro, com enfoque no processo de preservação das romarias como Registro Histórico, regido pelo IPHAN. O encontro discutiu sobre o tombamento dos lugares considerados sagrados pela piedade popular em Juazeiro do Norte. Dentre eles, a casa museu do Padre Cícero Romão Batista, localizada no Centro do município, e a estátua do Padre Cícero, no Horto, os quais seguem com processo de tombamento abertos nos anos de 1994 e 2014, respectivamente.
De acordo com a Superintendente substituta do IPHAN, Ítala Byanca Morais da Silva, o IPHAN já concluiu o Inventário Nacional de Referências Culturais e agora promove a abertura do Processo de Registro, para definir qual bem será preservado. “Entendemos lugar sagrado como o lugar praticado pelos romeiros. É fundamental nesse processo de reconhecimento entender o significado que esses espaços têm para os romeiros. Além disso, há fatores relacionados à historicidade da romaria e da devoção ao Padre Cicero. Alguns lugares hoje são lugares de peregrinação, mas também de relevância histórica, o que nos leva a identificar esses espaços dentro da romaria”, declarou a Superintendente substituta do IPHAN, que destacou o Seminário como um encontro “importante para unir forças”.
O Bispo coadjutor da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, participou do Seminário, salientando a importância deste tipo de discussão. “Estamos ainda no processo de tomar conhecimento das informações. É um debate que, institucionalmente, está começando hoje. Mas, como reflexão e debate, é muito importante que todos os envolvidos participem. Esse primeiro encontro foi muito proveitoso, na medida em que se começa a esclarecer algumas situações. Mas estamos no começo, em um caminho que certamente será longo”, declarou.
Participaram do Seminário funcionários e paroquianos da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, os historiadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, o Bispo coadjutor da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Cícero José, a Secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, o Vice-Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, João Almeida de Carvalho, a Pastoral de Romaria, representada pela Irmã Annette Dumoulin e o coordenador José Carlos dos Santos, Administradora da Colina do Horto, Carmina Freitas Lima, professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Cáritas Diocesana, Associação Mãe das Dores, Instituto Monsenhor Murilo, Rotary Club, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Santuário São Francisco das Chagas, Memorial Padre Cícero, entre outros.
Juazeiro do Norte é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular do Brasil, atraindo milhões de romeiros todos os anos com romarias e peregrinações. Além da devoção ao Padre Cícero, o município recebe os fiéis que reverenciam Nossa Senhora das Dores.
Por Daniele Castro/Amex
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.