Benção do presépio na Casa da Mãe das Dores é realizada em clima Mariano

Benção do presépio na Casa da Mãe das Dores é realizada em clima Mariano

Categoria: Basílica

09/12/2025 Por: Madu Ferreira


No dia 8 de dezembro, a igreja católica celebra o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Na Basílica de Nossa Senhora das Dores, essa data também foi marcada pela alegria da preparação do Natal do Senhor, por meio da bênção do presépio. A data associou a obra de salvação anunciada por Maria e realizada pelo filho de Deus. 

 

O primeiro domingo do advento marca o início de um novo tempo litúrgico de preparação para a vinda do Senhor Jesus. Nesse período, é costume preparar um lugar na casa para representar a cena do nascimento de Cristo. Daí nasce o presépio, idealizado e montado pela primeira vez por São Francisco de Assis em 1223. Olhar para o presépio é recordar da simplicidade e humanidade da vinda do filho de Deus, os personagens que testemunharam o nascimento do Menino Jesus dão o exemplo de doação e fé. 

 

Desde o dia 4 de dezembro, a cena do Natal do Senhor ocupa um lugar na capela do encontro, onde pode ser vista pelos devotos e visitantes que vêm à Basílica. O primeiro presépio feito na Casa da Mãe das Dores foi realizado pelo Padre Cícero Romão, em 1871, e desde então o costume se preservou, e todos os anos a representação da estrebaria atrai fiéis para contemplação. 

 

Neste ano, a benção do presépio ocorreu após a missa solene do dogma da Imaculada Conceição, às 19 horas, presidida pelo padre Cícero José, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Durante a homilia, Padre Cícero José ressaltou a ação de Maria na obra de salvação do seu filho, como instrumento pelo qual a graça Divina se manifesta, por isso ela é a mãe pura e concebida sem pecado original. “Maria nos dá um grande exemplo de como nos preparar para acolher esse Deus que vem: Maria nos ensina a nos deixarmos nas mãos de Deus e não nas mãos dos medos da vida” declara. 

 

Após a missa, os fiéis católicos que participaram da eucaristia se reuniram na capela do encontro para a benção do presépio. No momento, padre Cícero José convidou: “Que sejam as nossas famílias, os nossos corações, a manjedoura em que Deus possa morar”. 

 

É costume que os presépios sejam desmontados depois da celebração da Epifania do Senhor, mas na Basílica ele fica exposto até o encerramento da Romaria de Candeias, no dia 3 de fevereiro, para que os romeiros possam fazer sua visita. 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.