Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza primeira reunião do Conselho de Pastoral Paroquial do ano de 2026

Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza primeira reunião do Conselho de Pastoral Paroquial do ano de 2026

Categoria: Basílica

21/01/2026 Por: Nayane Moreira | Jornalista


Foi realizada nesta quarta-feira, 21 de janeiro, a primeira Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) de 2026 na Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário. De caráter trimestral, o encontro reuniu representantes das diversas pastorais, grupos e movimentos.

 

Um dos principais pontos da pauta foi a apresentação do calendário anual de atividades, organizado mês a mês. O planejamento levou em consideração as datas comuns à Basílica e à paróquia, bem como as programações específicas de cada pastoral, espaço também aberto às discussões sobre as mudanças necessárias, garantindo uma melhor integração entre as ações pastorais.

 

Foi apresentado, ainda, o projeto de reestruturação dos setores paroquiais, com o objetivo de fortalecer a organização e a comunhão entre os diversos serviços da paróquia. Segundo Angelita Maciel, Articuladora de Pastorais, o momento é essencial para alinhar propósitos. “Planejar juntos é fundamental para que possamos tomar decisões mais acertadas e caminhar na mesma direção”, destacou.

 

Durante as reflexões, o Padre Cícero José, reitor da Basílica, recordou uma fala do Papa Leão XIV, ressaltando que o maior desafio da Igreja não está nos números, mas na pertença. A reflexão reforçou a importância de cultivar um verdadeiro espírito de vivência da fé comunitária, capaz de fortalecer os laços entre os fiéis e impulsionar a missão evangelizadora.

 

A reunião foi concluída com os avisos gerais e uma partilha especial do seminarista Lucas Iarly, da Diocese de Crato e filho da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Ele relatou sua experiência missionária na Diocese de Parintins, na Amazônia, vivida entre o mês de dezembro e meados de janeiro. Em sua fala, Lucas destacou o impacto da vivencia a partir do testemunho. “O batismo imprime em nós o espírito missionário. Foi uma experiência muito forte, não apenas levando em consideração a evangelização nas palavras, mas nas atitudes. O Evangelho lá é vivo, principalmente na participação dos leigos que testemunham a fé da Igreja, dada a dificuldade de vocações sacerdotais atuantes. Por isso quero destacar que aqui estrutura nós temos, todo um ambiente, mesmo com limitações; por isso não precisamos simplesmente de comissões ou pastorais, mas fortalecer o espírito missionário que nos é próprio desde o batismo”, partilhou.

 

Como prece final a Ave Maria foi rezada, pedindo à Mãe das Dores que sustente e guie o agir pastoral desta Paróquia Santuário ao longo do ano de 2026.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.