Categoria: Basílica
21/01/2026 Por: Nayane Moreira | Jornalista
Foi realizada nesta quarta-feira, 21 de janeiro, a primeira Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) de 2026 na Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário. De caráter trimestral, o encontro reuniu representantes das diversas pastorais, grupos e movimentos.
Um dos principais pontos da pauta foi a apresentação do calendário anual de atividades, organizado mês a mês. O planejamento levou em consideração as datas comuns à Basílica e à paróquia, bem como as programações específicas de cada pastoral, espaço também aberto às discussões sobre as mudanças necessárias, garantindo uma melhor integração entre as ações pastorais.
Foi apresentado, ainda, o projeto de reestruturação dos setores paroquiais, com o objetivo de fortalecer a organização e a comunhão entre os diversos serviços da paróquia. Segundo Angelita Maciel, Articuladora de Pastorais, o momento é essencial para alinhar propósitos. “Planejar juntos é fundamental para que possamos tomar decisões mais acertadas e caminhar na mesma direção”, destacou.
Durante as reflexões, o Padre Cícero José, reitor da Basílica, recordou uma fala do Papa Leão XIV, ressaltando que o maior desafio da Igreja não está nos números, mas na pertença. A reflexão reforçou a importância de cultivar um verdadeiro espírito de vivência da fé comunitária, capaz de fortalecer os laços entre os fiéis e impulsionar a missão evangelizadora.
A reunião foi concluída com os avisos gerais e uma partilha especial do seminarista Lucas Iarly, da Diocese de Crato e filho da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Ele relatou sua experiência missionária na Diocese de Parintins, na Amazônia, vivida entre o mês de dezembro e meados de janeiro. Em sua fala, Lucas destacou o impacto da vivencia a partir do testemunho. “O batismo imprime em nós o espírito missionário. Foi uma experiência muito forte, não apenas levando em consideração a evangelização nas palavras, mas nas atitudes. O Evangelho lá é vivo, principalmente na participação dos leigos que testemunham a fé da Igreja, dada a dificuldade de vocações sacerdotais atuantes. Por isso quero destacar que aqui estrutura nós temos, todo um ambiente, mesmo com limitações; por isso não precisamos simplesmente de comissões ou pastorais, mas fortalecer o espírito missionário que nos é próprio desde o batismo”, partilhou.
Como prece final a Ave Maria foi rezada, pedindo à Mãe das Dores que sustente e guie o agir pastoral desta Paróquia Santuário ao longo do ano de 2026.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.