Bispo coadjutor, dom Gilberto Pastana, acolhe devotos no Dia do Romeiro

Bispo coadjutor, dom Gilberto Pastana, acolhe devotos no Dia do Romeiro

Categoria: Basílica

02/11/2016 Por: Ingrid Monteiro/Amex


1.373 visualizações


O Dia do Romeiro, no dia de ontem (01), foi festejado com grande alegria na cidade de Juazeiro do Norte. Durante todo o dia, foram celebradas missas, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro, em intenção dos fiéis devotos que peregrinam a Juazeiro do Norte. Ao final do dia, às 19h, o bispo coadjutor da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, acolheu os milhares de peregrinos que vivenciaram a Romaria de Finados, durante celebração presidida na Praça dos Romeiros.

Com alegria e fraternidade, dom Gilberto rendeu homenagens aos romeiros que enfrentam todos os desafios para fazer sua peregrinação a Juazeiro, motivados pela experiência missionária do encontro com Deus e com o próximo. “Hoje é o seu dia, romeiros, Deus os abençoe por sua vida e propósito. Que estes dias em Juazeiro tenham sido oportunidade para fortalecimento da fé e convicção de sua demonstração de amor a Nossa Senhora Mãe das Dores e ao seu filho, nosso Salvador, Jesus Cristo. Todos vocês que vieram aqui certamente foram impulsionados pela força de Deus, não foi apenas a vontade humana, mas o chamado de Deus agindo na vida de cada um de vocês”, declarou o bispo.

Ao longo dos cinco dias de programação, os visitantes foram convidados a refletir o tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é a Porta da Misericórdia”, que conduz todo o ciclo de romarias neste ano centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores. “Vocês vieram aqui para refletir, rezar, agradecer, pedir ao Senhor, a partir da temática desta romaria. O romeiro é aquele que está sempre caminhando e que faz o caminho ao caminhar, mas este caminho tem um propósito. Romeiros e romeiras são aqueles que caminham para o Reino. Nossa peregrinação tem o objetivo final, o Reino dos céus, o Reino do Pai”, refletiu dom Gilberto.

O bispo coadjutor vivencia sua primeira Romaria de Finados, desde que chegou à Diocese de Crato, no último mês de julho. Na de tarde de ontem, o bispo esteve em locais de visitação na Basílica Santuário e aproveitou para conhecer um “rancho”, local que acolhe romeiros que visitam a cidade. “Hoje a tarde, junto com o Padre Cícero José, eu tive a possibilidade de visitar um dos ranchos, o qual chega a hospedar cerca de 500 pessoas. Que alegria que eu senti ao visitar os romeiros  que ali estavam hospedados, ao vê-los todos em pequenos grupos, fazendo uma roda de conversas. Não vi nenhum romeiro sozinho, isolado, todos estavam em grupos, conversando sobre a romaria, sobre a presença nesta cidade santa e abençoada. As nossas relações precisam ser assim, sempre com fraternidade, pois isso nos enriquece, nos faz cada vez mais filhos e filhas de Deus”, finalizou dom Gilberto.

 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.