Categoria: Basílica
15/09/2015 Por: Ingrid Monteiro
2.862 visualizações
“A devoção a Maria foi uma herança que recebemos, de modo especial, pelo zelo do Padre Cícero. Portanto, hoje, com alegria, associamos a veneração a Maria, nossa Mãe Santíssima, Mãe de Jesus, Mãe das Dores deste povo sofrido, à memória do nosso patriarca”. Com essas palavras o bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico pontuou a importância deste desta terça-feira (15), data em que a Igreja reverencia Nossa Senhora, sob o título de Mãe das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte.
A Missa Solene foi celebrada na manhã desta terça-feira (15), às 09h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, e concelebrada pelos padres da Basílica e por demais sacerdotes romeiros. A Santa Missa contou ainda com a presença de seminaristas do Seminário Diocesano São José e dos diáconos da Diocese de Iguatu-CE, Diac. Edivalde Barbosa e Diac. José Walace.
Milhares de romeiros se fizeram presente na Casa da Mãe das Dores. Para o devoto paraibano, Antônio Batista, da cidade de Araruna-PB, a felicidade é tamanha em estar em Juazeiro do Norte para celebrar a Virgem das Dores. “Já somo 10 viagens a Juazeiro e estou muito feliz em participar da missa em louvor a Mãe das Dores neste dia 15”, declara emocionado.
Aos pés da Cruz, Jesus nos deu o que Ele tinha de mais precioso: sua querida Mãe, Nossa Senhora. “Filho, Filha: eis a tua Mãe!”. Durante a homilia, após a proclamação do Evangelho de São João (19,25-27), o Bispo Dom Fernando afirmou que, neste dia de Nossa Senhora das Dores, o nosso olhar deve estar voltado para Jesus, por meio da Virgem Mãe. “Somos filhos de Deus e da Virgem Maria. Como bons filhos, devemos amá-la, obedecê-la, escutá-la e ampará-la em nossos corações e em nossas vidas. Amemos mais a Nossa Senhora, pois ela espera mais amor de nós”, pontuou.
Ainda segundo as palavras de Dom Fernando, o amor a Maria nos conduz à prática da caridade. “Quem ama Maria, ama o seu irmão e sente as Dores do povo que está mergulhado nas trevas do orgulho, do egoísmo. Olhemos para Maria e peçamos a graça de sermos solidários, companheiros. Assim como Nossa Senhora das Dores, peçamos a graça de chorar com o coração, nas lágrimas que nos tornam mais Igreja e mais compromissados. De termos corações fraternos, humanos e abertos como o coração de Cristo”, declarou o bispo.
A Missa Solene contou com a presença dos seguintes padres da Diocese de Crato e de distintas localidades do Nordeste: Pe. Cícero José, Pe. Aureliano Gondim, Pe. Toninho, Pe. Paulo, Pe. Cícero Gomes, Pe. Arnaldo, Pe. Manoel Henrique (Maceió-AL), Pe. Paulo Sérgio, Pe. Ivo (Missão Velha), Pe. Luciano Virgulino, Pe. Peixoto, Pe. Hamilton (Rio Largo-AL), Pe. Agostinho, Pe. Gel (Crateús-CE), Pe. Luiz Rodrigues (Paripueira-AL), Frei Paulo Luiz (Icó-CE), Pe. Alex (Atalaia-CE), Pe. José Clodoaldo (Campo Limpo-SP), Pe. Cícero Luciano, Pe. Francisco Luiz, Pe. Luciano Pinheiro, Pe. Edson, Pe. André (Murici-AL), Pe. Cláudio, Pe. Paulo Evangelista, Pe. Cesar Retrão, Pe. Vileci Vidal, Pe. José Gonçalves, Monsenhor José Alves.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.