Breve panegírico ao Padre Cícero José no dia do seu natalício

Breve panegírico ao Padre Cícero José no dia do seu natalício

Categoria: Artigos

15/01/2026 Por: Pe. Humberto Júnior


Caros irmãos, hoje celebramos nesta liturgia nossa ação de graças a Deus pela vida do Padre Cicero José, reitor desta Basílica. Dentre todas as manifestações de afeto que possamos elevar neste dia, a Missa é, sem dúvidas, a mais excelente! A oração é o presente que não sofre o dano do tempo, nem se corrompe com frágil validade, nos servindo no tempo e na eternidade. Por isso, celebrar o dom da vida com a Eucaristia, é, antes de tudo, unir ao sacrifício de Cristo o nosso sacrifício diário para segui-lo, pois somente d’Ele provém a força que sustenta nossos frágeis corações no seu amor: amor que anima, reanima, levanta e cura.

 

Sim, cura! No evangelho de hoje alguém procura o Senhor aclamando seu poder e implorando sua clemência: “Se queres tens o poder de curar-me", e este alguém, cujo nome não nos é revelado, é identificado tão somente pelo mal que carregava sobre si, como se sua vida fosse somente o que alquebrava seus anos e corrompia sua carne. Jesus de imediato o cura e envia, não somente o inserindo nos diversos meios, mas fazendo da fraqueza daquele homem um sinal de força; transformando os sinais de morte em sinais de vida; elevando a carne fracassada e transformando-a em instrumento de salvação: pois vendo aquele homem, de toda parte vinham procurar Jesus.

 

Queridos irmãos, esta figura pode ser cada um de nós se sabiamente, em meio as nossas misérias, reconhecermos o poder de Deus e permitirmos que Ele nos toque e nos cure. A cura de Deus é, antes de tudo, um canal de salvação: Ele nos ergue para erguermos; Ele nos cura para curarmos; Ele nos consola para sermos consoladores.

 

À prece breve e sincera do homem leproso, chamamos oração. A oração é o grito de confiança da alma, que com sinceridade recorre a Deus e implora seu amor. Santa Teresa, após profundo relacionamento com Jesus, concluiu que “a oração é um trato de amizade com Deus”. Amizade pede confiança plena e amor recíproco.

 

Certa feita, sobre o mesmo assunto, assim escreveu o Padre Cicero Romão Batista:

“Na oração e pela oração, acharemos a luz do espírito, a força d’alma, o remédio contra nossas doenças espirituais, o bálsamo de nossas chagas, o antídoto de nossos vícios, o escudo contra os assaltos do demônio, do mundo, da carne e das paixões; a resignação em nossas aflições, o alivio em nossas dores, o apoio das virtudes, a fonte das graças, a regra da vida, a consolação na morte, e o penhor da bem-aventurança eterna.”

 

***

 

Padre Cicero José, depois de um dia de tantas comemorações, encontros, ligações e mensagens; depois de nos encontramos à mesa com seus familiares e amigos em larga refeição, aqui estamos no grande banquete da Eucaristia. Daqui provém e sempre deve prover a força salutar para sua vida: o sacerdote sem o altar é um homem paupérrimo, ferido e vencido pelas ilusões do mundo e por suas vaidades; é uma vida entregue a si mesmo. Mas aquele que reza, e constantemente recomenda-se a Deus é em sua fraqueza consolado e em seu coração mora a mais cara das virtudes do homem: a paz. (E isso ainda aplica-se a todos)

 

É comum a todos a percepção de que seus dias são doados a esta grande causa do reino de Deus. Como alguém vindo de um lar simples e regado pela fé de Zé Inácio e Dona Anita, aprendeu desde cedo a curvar-se perante o sagrado nas novenas de sua infância, onde nestes dias mesmo, estavam todos em religiosa penitência. Compreendeu a partir de casa, que Deus sabe utilizar muito bem instrumentos frágeis para comunicar a grandeza e a imensidade de seu poder. Conheceu com os seus as fadigas da pobreza, mas tão somente material, pois aquele modesto ambiente sempre fora a morada do amor, que nunca veio a faltar.

 

Este nobilíssimo sentimento quotidianamente se manifestou pelos trabalhos incansáveis do velho pai, que não temia as luta, idas e vindas, para manter e sustentar sua família; que, com seu pulso firme, não permitia nem permite que seus filhos saiam de sua custódia. Sempre novo e corajoso, como diz ele, é imagem de Deus que sempre cuida de seu povo. O amor também manifestava-se fortemente em sua sábia mãe, Anita, mulher mansa, delicada e de fé, que ensinou a todos, sobretudo, o amor ao Coração de Jesus, que é e sempre deve ser o centro dos nossos corações. Mulher de voz suave e de sabedoria valente, certamente lhe legou os ensinamentos que as academias jamais seriam capazes de ensinar - pois Deus se revela nos simples para confundir os fortes - e hoje, ela pede por tua vida, junto de Deus.

 

Querido Padre Cicero José, celebrar seus anos de vida nesta paróquia é celebrar sua entrega a Deus e a seu reino, pois no serviço está sua felicidade e na sua fidelidade, sua salvação. Fez-se um peregrino, um romeiro e de perto caminha quotidianamente com este povo, compreendendo suas manifestações de fé e de expressão, acima de tudo, porque veio deste meio. “Nunca esqueça suas origens”, assim me falava o senhor a 11 anos passados quando entrei no Seminário, e hoje pregando na ação de graças do seu natalício, lhe digo o mesmo: “nunca esqueça suas origens”, - e aqui não nos resumimos somente aos espaço geográfico - pois lá, sempre será o aconchego do teu coração em meio as correrias da vida; sempre será a lembrança mais afetuosa dos teus anos; sempre será a melhor casa de formação, administração, espiritualidade, catequese e outras matérias tão importantes para a vida do padre. Pois aquele que perde o elo com os seus, naturalmente também o perde com Deus, e nisto está a ruína da vida de um homem.

 

Enfim, desejamos que sua vida seja fecunda como a videira, cuja doçura dos frutos representa a doçura do próprio Cristo; ou como a cabaceira, cujos frutos nos servem para guardar água, elemento vital à vida como o é o próprio Senhor, sobretudo nas horas mais escaldantes. Por fim, como sempre fazes a todos que visitam esta casa Santa, também lhe saudaremos com alegria: Ao Padre Cicero José, no dia de seu aniversário, uma calorosa salva de palmas.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.