Categoria: Basílica
02/11/2016 Por: Por Ingrid Monteiro e Daniele Castro/AMEX
2.255 visualizações
Ainda era cedo, quando os fiéis iniciaram o cortejo com a Cruz e a imagem do Padre Cícero Romão pelas ruas de Juazeiro do Norte, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores com destino à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A programação acontece todos os anos no encerramento da Romaria de Finados. Nesta quarta-feira (02), a programação alusiva ao dia de finados teve início, às 4h, com o Ofício das Almas na Basílica Santuário.
A caminhada com a Cruz e a imagem de Padre Cícero Romão Batista teve início por volta das 5h30, reunindo os devotos em um percurso de religiosidade. Pelo trajeto, orações, cânticos e benditos eram entoados pelos romeiros, os quais, com saudade, faziam memória de seus entes queridos já falecidos. A programação contou com a presença do bispo coadjutor da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, e do pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José.
O cortejo foi finalizado com missa presidida, na Capela do Socorro, com a presença dos romeiros que se despedem de Juazeiro do Norte, no dia de hoje, depois de dias em participação da Romaria de Finados, considerada uma das de maior público realizada no município, seguida pela Romaria de Candeias, em janeiro.
Neste dia de finados, missas estão sendo celebradas durante todo o dia na Basílica Santuário, na Capela do Socorro e também, às 17h, na Capela São João Batista, no bairro Horto. Em um dia marcado por muita saudade, milhares de fiéis visitaram o túmulo de Padre Cícero Romão, considerado o túmulo mais visitado em todo o Brasil, para homenagear e reviver a memória do patriarca de Juazeiro do Norte e de entes queridos falecidos. Simbolizando a fé e a devoção dos romeiros, o local está repleto de flores, velas, pedidos, intenções e agradecimentos.
Missa Solene
"O dia de finados é um dia de meditação, um dia para se lembrar de todas as pessoas que passaram por nossas vidas. Um dia de saudade", destaca a devota, Maria Bezerra. Ela foi uma das centenas de pessoas que acompanharam a Missa Solene celebrada na manhã desta quarta-feira (2), na Casa da Mãe das Dores. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico, e concelebrada pelo bispo coadjutor, dom Gilberto Pastana, pela comunidade sacerdotal da Basílica Santuário e por demais padres diocesanos.
Durante a homilia, dom Fernando refletiu sobre o sentindo deste dia solene. “Hoje é o dia conclusivo desta Romaria de Finados, chamada também de Romaria da Esperança. Celebramos esta esperança, embora o dia tenha o sabor de tristeza e saudade porque nos lembramos de nossos parentes, amigos e irmãos falecidos. Apesar disso, hoje, queridos romeiros e romeiras, é dia de renovarmos a nossa caminhada para o céu”, pontuou.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.