Categoria: Basílica
21/01/2016 Por: Ingrid Monteiro
2.167 visualizações
Nas primeiras horas desta quarta-feira (20), uma multidão de fiéis ocupou a Praça da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, para celebrar o dia de São Sebastião e a memória do Padre Cícero Romão Batista. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, o qual, em sua homilia, fez uma reflexão sobre a carta-mensagem enviada pelo Papa Francisco com o conteúdo da Reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista.
Como tradição, o dia 20 de janeiro foi, por muitos devotos, a data escolhida para a visita a Juazeiro do Norte, por ocasião da Solenidade de São Sebastião, conhecido como o defensor da Igreja Católica e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. A aposentada Nazaré Nobre, de 71 anos, moradora de Juazeiro do Norte, fez questão de vestir sua roupa preta e ficar bem próxima ao altar para participar da Celebração Eucarística. “Sou devota do Padre Cícero e de São Sebastião, não poderia deixar de vir”, declara a devota que afirma ter aprendido com sua mãe o apreço ao sacerdote cearense e a devoção ao santo.
A Santa Missa contou com a concelebração de vários padres e frades, da diocese de Crato, e de demais dioceses romeiras. A programação contou com participantes do Nordestão de Liturgia, evento que acontece anualmente no Centro de Expansão Dom Vicente de Matos, em Crato. Durante a homilia, o Bispo Dom Fernando releu partes da carta enviada pelo Papa Francisco, fazendo uma detalhada reflexão e interpretação da mensagem. De acordo com o pastor diocesano, o objetivo consiste em, ao longo do ano de 2016, nas missas no dia 20 de cada mês, fazer uma meditação acerca do que o Santo Padre menciona no conteúdo da Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. “Há um mês, estávamos reunidos para a leitura da carta do Papa. Hoje, convido a todos a refletir esta mensagem iluminados pela Palavra de Deus neste dia de São Sebastião”, pontuou o bispo.
Após a missa das 17h, na Capela do Socorro, uma procissão em homenagem a São Sebastião reuniu fiéis por ruas de Juazeiro do Norte. O cortejo finalizou na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde, às 19h, Padre Cícero José (pároco), presidiu a Missa Solene de Abertura do ano centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a qual, em janeiro de 2017, completará 100 anos de história.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.