Categoria: Basílica
16/11/2016 Por: Daniele Castro/AMEX
1.436 visualizações
Nesta última terça-feira (15), padres e funcionários da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores participaram de dois encontros formativos. Com o tema “Desafios da gestão em tempos de mudanças”, o primeiro encontro, realizado, das 8h às 16h, no auditório do Colégio Paraíso, em Juazeiro do Norte, discutiu a Formação para o Clero e Secretariado das Paróquias da Forania II, composta pelos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu.
O evento reuniu secretários, sacristãos, padres e demais funcionários para discutir a estrutura de acolhimento e os desafios da gestão eclesial e do secretariado paroquial. O encontro contou com a presença do bispo coadjutor da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, e do assessor Aristides Madureira, da editora “A Partilha”, de São Paulo.
Na ocasião, Aristides Madureira sublinhou a importância do secretariado como extensão da paróquia. “Quando somos bem atendidos em uma paróquia, três pessoas saberão que fomos bem acolhidos e que o nosso problema foi solucionado. Agora, quando não somos bem atendidos, sete pessoas saberão que não fomos bem atendidos. Por isso, veja a importância da secretária, do secretário e desse ambiente que deve ser continuidade da nossa paróquia”, pontuou o assessor.
O segundo encontro, Formação da Pastoral do Dízimo, reuniu mais de 120 participantes, de pastorais, movimentos e paróquias da Forania II, às 19h, no Círculo Operário São José. Tendo como diretriz o Documento 100 - Comunidade de comunidades: Uma nova paróquia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento contribuiu para a capacitação de agentes da Pastoral do Dízimo e promoveu um momento de informação e formação, destacando a implantação do dízimo.
Em sua exposição, Aristides Madureira exortou a implantação da Pastoral do Dízimo e destacou as orientações pertinentes à sua organização, funcionamento, atribuições e a importância da formação e organização da atuação dos agentes da pastoral para que seja bem-sucedida. “A grande verdade é que a Pastoral do Dízimo escreve história. Nós podemos falar da história das nossas paróquias antes e depois da Pastoral do Dízimo bem implantada e trabalhada. É para nós, então, motivo de alegria. Somos hoje milhares de agentes da Pastoral do Dízimo espalhados pelo Brasil. Noventa e cinco por cento das paróquias no Brasil tem a implantação da pastoral”, declarou o assessor.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.