Categoria: Basílica
02/07/2024 Por: Nayane Moreira | Assessoria de Comunicação
Iniciou nesta segunda-feira (1°) e segue até o próximo dia 4 de julho, em Martins - RN, o retiro para os 53 presbíteros do clero diocesano de Crato que estão inscritos na primeira turma. Com uma programação direcionada para oração e reflexão, o momento contará com instantes de espiritualidade coletivos e individuais, celebração penitencial e formação assessorada por dom Antônio Augusto Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião (RJ).
O bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique, também participa da primeira etapa, tornando essa uma oportunidade para reforçar a unidade entre o clero e abrir-se à graça transformadora do Espírito Santo que, através dos colaboradores de Cristo, mantém contínuo o anúncio e a obra de salvação em meio ao povo.
“Este é o momento de encontro consigo mesmo e com Deus. Quando a Diocese está reunida, ela está em oração pelo caminho da conversão do próprio sacerdote que está participando, mas também rezando pela conversão de todos os cristãos”, refletiu dom Magnus.
Dos seis padres que atuam na comunidade sacerdotal da Basílica de Nossa Senhora das Dores, quatro estão presentes na primeira turma do retiro anual do clero. São eles: o reitor, Padre Cícero José, e os padres Paulo Borges, Humberto Júnior e Thiago Brito, vigários paroquiais. Os dois últimos são neossacerdotes ordenados em janeiro deste ano e vivenciam o momento pela primeira vez.
“Para mim é uma experiência magnífica, pois são dias de fraternidade, alegria e, sobretudo, de meditação, silêncio e encontro com o Senhor, ou seja, Deus vem ao nosso encontro para nos abastecer com a Sua graça para que, assim, possamos também nós servirmos melhor ao povo”, descreveu o Padre Humberto Júnior. Em uma perspectiva semelhante à do irmão no presbitério, o Padre Thiago Brito considera que “é um momento de subida ao monte com o Senhor para renovar-se na graça e na esperança para a continuidade da missão”.
Na próxima segunda-feira, 8 de julho, será a vez da vivência dos padres inscritos na segunda turma. A experiência orante e formativa será vivenciada até a quinta-feira (11). Da Basílica de Nossa Senhora das Dores, os padres Edmo Galvão e Raimundo Pedro, ambos vigários paroquiais, participarão dessa etapa.
Para saber mais: O retiro anual do clero se trata de um compromisso prenunciado no Código de Direito Canônico, quando o documento orienta: “os clérigos têm a obrigação de participar nos exercícios espirituais, segundo as prescrições do direito particular” (CDC, Cân. 276).
“O retiro anual do Clero para uma diocese é uma grande graça: primeiro para os próprios padres que passam pela reflexão, meditação e convivência fraterna. Depois para a própria diocese, uma vez que quando o padre faz um bom retiro se nota entre o povo de Deus e nas suas áreas de atuação. Daí é necessário que os católicos que sabem da ida de seus padres passem esses dias rezando por eles”, explica dom Antônio Augusto Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião (RJ), ao falar sobre a importância do momento para a condução das atividades pastorais ao longo do ano e a renovação interior do bispo e seus presbíteros.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.