Categoria: Basílica
06/01/2016 Por: Ingrid Monteiro
1.725 visualizações
Um show de cores, alegria e tradição preencheu a tarde desta quarta-feira (06) na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Por ocasião do Dia de Reis, grupos folclóricos desfilaram pela cidade de Juazeiro do Norte, mantendo a tradição que perpassa anos. O Reisado São Luiz foi um dos grupos que se preparam durante meses para celebrar a data. Este ano, pela primeira vez, o reisado se apresentou na Basílica Santuário a romeiros e devotos presentes.
Fundado em 1997, o Reisado São Luiz tem por proposta manter a tradição nordestina, através de danças e cânticos que festejam o nascimento do Menino Jesus. Segundo o Luiz Caldo da Silva, de 50 anos, mestre do reisado, tudo é pensado com muito carinho e atenção, durante meses, a fim de realizar uma bonita apresentação ao público no Dia de Reis. “Este ano, estou realizando um sonho em ver o nosso reisado se apresentar no interior da Igreja da Mãe das Dores”, declara emocionado. O grupo realizou apresentação no pátio da Basílica Santuário e se dirigiu até a Capela do Encontro, onde está localizado o presépio aberto à visitação.
E se engana quem pensa que reisado é só tradição de adulto. Entre os cantadores e instrumentistas, os integrantes mirins do Reisado São Luiz encantam a todos, demonstrando profundo zelo em preservar o patrimônio cultural herdado de seus antecessores. O pequeno William do Nascimento, de apenas sete anos de idade, afirma que se diferencia de seus outros amiguinhos porque gosta de dançar reisado. “Eu gosto muito. Todos os anos eu me apresento no dia de Reis. Aprendi com o meu avô que é o mestre do reisado”, afirma.
O pedreiro Paulo Sérgio Cajueiro, de 40 anos, deixa sua profissão de lado no dia de hoje e desfila pelas ruas com suas vestes de mateu do reisado. “Desde meus seis anos de idade, eu me emociono a cada apresentação”, disse satisfeito. Representando os três reis magos, que visitaram o Menino Jesus após seu nascimento, a estudante Maria Vislênia do Nascimento, de 15 anos, é a Reis do grupo. “Para mim, o meu personagem não se destaca por sua autoridade mas por ser uma pessoa simples que se mistura com todos”, enfatiza ela que dança o reisado desde os sete anos de idade, herdando os ensinamentos de seu avô, Luiz Caldo.
Tradição
O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, é comemorado em 6 de janeiro. Sua origem na tradição católica retoma o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela. O reisado reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, com origem portuguesa, chegando ao Brasil no século XVIII. Além dos reisados, os grupos de lapinhas integram o cortejo para comemorar a data festiva.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.