Dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato fez questão de estar em Juazeiro do Norte para presidir a missa em memória do padre Cícero Romão Batista, que acontece tradicionalmente na Capela do Socorro. O bispo foi acolhido com calorosas palmas pelos milhares de romeiros que preencheram o largo da capela. A esta ação ele acenava com o sorriso de um pai que se sente amado pelos seus filhos. Em suas palavras incentivou os participantes da celebração a terem uma vida luminosa e não tenebrosa.
“Juazeiro, por causa das romarias que iniciaram com o padre Cícero, torna-se no Cariri, no Nordeste, no Brasil e no mundo uma cidade onde a glória de Deus deve sempre brilhar na vida dos seus moradores. Era este o grande desejo do padre Cícero. Padre Cícero fundou esta cidade para que ela fosse um sinal da presença de Deus através da oração e do trabalho de todos os moradores. Cidade aonde habita a honestidade, a presença de Deus, não a corrupção, não os vícios, não a mentira, não a violência, não as injustiças, mas aonde habita a luz de Deus que brilha no rosto de cada um de nós, assim podemos dizer de verdade que somos romeiros e discípulos do mestre Jesus. Que nossa vida possa ser reflexo da santidade de Deus”, disse Dom Fernando.
Enxergando Juazeiro como esta terra de luz e a devoção ao padre Cícero como sinal da presença de Deus, várias caravanas, vindas de diversas cidades, fazem sua romaria a terra do padre Cícero, dentre elas neste mês de agosto esteve presente um grupo composto por vinte e dois homens, vindos da cidade de Jupi-PE, a 480km, que enfrentaram sete horas de viagem para participarem de um retiro concluído com a missa do dia 20. “Desde os meus oito anos de idade eu venho a Juazeiro do Norte e olho muito para a história do padre Cícero. Peço a Deus a graça de viver aquilo que o padre Cicero ensinou e deixou de exemplo como cristão para todos nós”, disse Luís Ferreira, coordenador do grupo de Oração Amigos de Jesus.
A santa missa foi concelebrada pelos padres da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, frades do Santuário São Francisco das Chagas, religiosos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e outros padres da Diocese de Crato.
Por Patrícia Silva - Jornalista da Diocese de Crato
Comentários:
Inscreva-se em nossa Newsletter
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.