Procissão de Nossa Senhora das Dores leva milhares de devotos às ruas de Juazeiro do Norte
Categoria: Basílica
16/09/2016 Por: Administrador
7.793 visualizações
Após quinze dias de festa, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores concluiu no final da tarde e início da noite de hoje, 15 de setembro, com a procissão solene e bênção do Santíssimo Sacramento, a festa da padroeira que abriu o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte.
A multidão quilométrica de fiéis era animada com cânticos devocionais, orações e muita fé de romeiros que vieram de longe e de perto para louvar, pedir e agradecer a Mãe das Dores e o “Padim Ciço”. “Juntei dinheiro durante dois anos para vir até aqui. Não via a hora de conhecer esta terra. Vou embora com o coração apertado, pois queria ficar por mais tempo. Valeu a pena tudo o que vivenciei nesta terra”, disse a romeira Maria Lúcia da Silva, que mora em São Paulo (SP), e revelou ter realizado um de seus maiores sonhos, pois ela só conhecia as romarias de Juazeiro do Norte pela televisão.
Na expressão do rosto de cada fiel era notória a gratidão a Mãe de Jesus. O andor era carregado em meio ao povo que com suas velas, seguiam o caminho de Maria, que leva a Jesus. O bispo dom Gilberto Pastana, vários padres e religiosos também fizeram o percurso. Dom Fernando Panico, que desde sua chegada a diocese de Crato sempre acompanhou esta procissão caminhando junto aos romeiros, desta vez por causa de sua saúde não pôde ir, mas da janela da casa paroquial da basílica acenava aos fiéis participando também deste forte momento devocional.
A procissão passou pelas ruas Padre Cícero, Alencar Peixoto e São Pedro, sendo concluída na basílica onde dom Fernando presidiu a Bênção do Santíssimo rezando pela Nação Romeira, pelos candidatos políticos e os eleitores que elegerão no próximo mês seus representantes municipais. Um show pirotécnico fechou com maestria este momento.
Além do jubileu da misericórdia, este ano a festa também aconteceu dentro das comemorações em preparação aos 100 anos da paróquia Nossa Senhora das Dores, hoje basílica santuário. E foram estes dois momentos importantes que inspiraram a criação do carro andor, peça fundamental da procissão religiosa pois nele é colocada a imagem do santo padroeiro que passa pelas ruas.
Na basílica santuário, minutos antes de começar a procissão o carro andor foi concluído, mas os trabalhos vinham sendo executados há três dias através das mãos de uma equipe composta por dez pessoas, lideradas por Antônio Carlos de Souza (Carlinhos) que há dez anos é o responsável por esta parte da festa. “Pra mim é emocionante colaborar com a carro andor, pois sou devoto de Nossa Senhora das Dores. São horas de trabalho que doamos com muito amor”, disse Carlinhos.
Além de flores, a Porta Santa da Misericórdia aberta, uma fotografia expressando o momento do encontro entre Jesus e Maria no calvário por detrás da imagem de Nossa Senhora das Dores, tendo abaixo cenas do centenário da paróquia compuseram o carro andor deste ano da procissão que encerrou a festa e romaria de Nossa Senhora das Dores.
Toda a romaria e festa foi avaliada como positiva pelo padre Cícero José da Silva, pároco da basílica. Segundo o sacerdote cabe agora a cada romeiro fazer repercutir o tema refletido, sendo misericordioso como o Pai e tornando-se discípulos e missionários comprometidos com o Reino.
Por Patrícia Silva - Jornalista da Diocese de Crato
Comentários: