Romaria de Candeias se inicia com Abertura da Porta Santa na Basílica Santuário nesta sexta-feira 29

Romaria de Candeias se inicia com Abertura da Porta Santa na Basílica Santuário nesta sexta-feira 29

Categoria: Basílica

29/01/2016 Por: Ingrid Monteiro


2.690 visualizações


A cidade de Juazeiro do Norte começa a vivenciar mais uma Festa da Luz. A Romaria de Candeias está sendo iniciada neste dia 29 de janeiro a 02 de fevereiro. Sob o tema, “No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, este ano, preparou uma programação especial, a qual contará com a abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia e com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani João Tempesta. A Abertura da Porta Santa ocorrerá neste dia 29 de janeiro, às 19h, na Basílica Santuário.
 
No total, serão cinco dias de festividade com atividades diferenciadas na acolhida de cerca de 400 mil pessoas que devem visitar a terra da padroeira, Nossa Senhora das Dores, e do querido Padre Cícero. Celebrações Eucarísticas, louvor, confissões, orações, shows, encontros com os romeiros e a tradicional Procissão das velas integram a programação, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro.
 
Como Igreja romeira e missionária, a pedido do Papa Francisco, a segunda Porta Santa da Diocese de Crato será aberta, na Basílica Santuário. Na ocasião, será realizada a bertura oficial da Romaria de Candeias, a qual encerra o ciclo de romarias iniciado no mês de setembro com a Festa de Nossa Senhora das Dores.
 
No encerramento, estima-se que cerca de 100 mil fiéis devem seguir o trajeto entre a Capela do Socorro e a Basílica Santuário, com velas acesas entre as mãos. O percurso de fé e devoção iluminará, mais uma vez, as ruas da cidade de Juazeiro. “Esta será a primeira grande romaria, depois do anúncio da reconciliação histórica da Igreja Católica com o Padre Cícero. Com alegria, acolhemos todos os romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores com votos de uma feliz e abençoada romaria”, pontua o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Cícero José.
 
Dedicação do altar
 
Dentro da programação da Romaria de Candeias e das comemorações alusivas ao ano centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a qual, em janeiro de 2017, completará 100 anos de história, o Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani João Tempesta, presidirá a cerimônia de Dedicação do Altar da Basílica Santuário no dia 02 de fevereiro, às 09h. A Celebração contará com a presença do Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, e de demais sacerdotes diocesanos.
 
Histórico
 
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias, no calendário litúrgico, está associada ao dia da Apresentação do Senhor. Padre Cícero foi o mentor desta festa. Diz a história que ele fomentou a realização de uma grande procissão de luzes, onde os romeiros e os próprios habitantes de Juazeiro saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando a pessoa de Nossa Senhora que recebe o título de Nossa Senhora das Candeias.
 
Tal festa encontra sua razão de ser exatamente por conta do contexto bíblico e litúrgico que é atribuído a este dia. Ao apresentar o menino Jesus no templo, conforme a tradição judaica, Nossa Senhora estaria apresentando a todo o mundo a luz dos povos que veio para tirar das trevas, libertando a todos do pecado e da maldade do mundo.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.