Categoria: Basílica
31/01/2016 Por: Ingrid Monteiro / Aline Salustiano
1.574 visualizações
A Romaria de Candeias está sendo realizada em Juazeiro do Norte, desde o último dia 29 de janeiro, com grande participação de romeiros de distintas partes do Brasil. Para muitos destes fiéis, visitar a terra do Padre Cícero utilizando o caminhão pau-de-arara consiste na verdadeira experiência romeira. Desta forma, a Pastoral Diocesana de Romaria aguarda portaria do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que viabilizará a circulação de veículos em vista das romarias a lugares sagrados do País. Na manhã deste domingo (31), fretantes, motoristas e coordenadores de romaria se reuniram no Círculo Operário São José para discutir o assunto.
A programação contou com a participação do Padre Cícero José (pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário); do Frei Barbosa (reitor do Santuário de São Francisco das Chagas); da Irmã Annette Dumoulin e do José Carlos da Silva, coordenador da Pastoral de Romaria. O deputado estadual, Manoel Santana Neto, e o vereador do município de Juazeiro do Norte, Cláudio Luz, também marcaram presença no encontro. Na ocasião, foram esclarecidas as últimas ações realizadas pela Comissão na defesa do transporte de passageiros por meio do caminhão pau-de-arara.
De acordo com José Carlos, a recente Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero Romão Batista veio a somar com a luta em defesa das romarias a Juazeiro do Norte. “A solução está mais próxima. Essa notícia repercutiu em todo o Brasil e no próprio Ministério dos Transportes. Assim, a reunião de hoje foi exatamente para socializar e divulgar esses passos que estão sendo dados, e nós acreditamos que esse semestre a solução vai sair”, garante.
Defesa do pau-de-arara
No mês de novembro de 2014, o Contran aprovou uma resolução que dispõe sobre os requisitos de segurança para circulação, a título precário, de veículo de carga ou misto transportando passageiros. No entanto, o documento não atende às necessidades do caminhão pau-de-arara, transporte de passageiros tradicionalmente utilizados pelos romeiros. “Estamos aguardando, para o mês de fevereiro, uma portaria que autoriza a circulação destes veículos, colocando algumas exigências de segurança e garantindo a manutenção desses meios de transporte, como pau-de-arara, topiques, vans”, explicou José Carlos.
Após a série de detenção de veículos, abusos de autoridade e multas aplicadas aos motoristas de paus-de-arara e ônibus de romaria, a Pastoral de Romaria da Diocese de Crato, juntamente com representantes do Santuário de São Francisco das Chagas, de Canindé-CE, se esforça para a solução da problemática junto ao Ministério dos Transportes, em Brasília. Será também criada uma Comissão Permanente de Romaria, a qual deverá ser composta por representantes do Ministério da Justiça, do Ministério dos Transportes e das comissões de romaria das cidades de Juazeiro do Norte e Canindé. A comissão vai ser responsável por discutir, debater e definir ações concretas para o transporte dos romeiros.
O intuito da proposta enviada ao Ministério de Transportes consiste em garantir que os fiéis usufruam da liberdade em optar pelo meio de transporte para realizar sua peregrinação, desde que o veículo possua as condições básicas de segurança. “Lutamos pela garantia da livre passagem dos transportes devidamente adequados para a circulação nas estradas, obedecendo uma quantidade segura de passageiros, dentre outros cuidados”, enfatiza a Irmã Annette Dumoulin, conhecida por seu trabalho em defesa das romarias a Juazeiro do Norte.
Tradição
O motorista José da Silva Melo, de Inhapi-AL, contabiliza 102 viagens a Juazeiro do Norte. Para o devoto, fazer a romaria viajando em caminhão pau-de-arara é preservar uma tradição antiga na religiosidade popular. “A gente vem em penitência, em oração, preservando aquilo que aprendemos com os nossos antepassados na época do Padre Cícero Romão Batista. Temos esperança que a Igreja conseguirá nos ajudar para continuarmos vindo a Juazeiro de pau-de-arara”, finaliza.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.