Categoria: Basílica
03/06/2016 Por: Administrador
3.130 visualizações
A Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário encerra hoje, 3 de junho – Dia do Coração de Jesus, o tríduo da Festa do Sagrado Coração de Jesus. Em uma programação especial, hoje, às 18h, será realizada a Novena, e, às 19h, a Missa Solene, encerrando a celebração com a Coroação do Coração de Jesus.
Em seu primeiro dia, 1 de junho, a festa contou com a participação da paroquiana Laurita Melo os Santos, Família Olímpio e dos moradores da Rua Leandro Bezerra. No segundo dia, os devotos Matias Alves Pinheiro, Lucidalva Nunes e os moradores da Rua do Rosário abrilhantaram a festa. Ambos os dias contaram com Procissão, Novena e Missa que reuniram muitos fiéis, moradores da cidade e região.
Esta festa nos recorda a imensa misericórdia de Deus nos dada em Jesus Cristo. O coração representa a parte mais íntima da afetividade humana e sempre recordou o amor entre as pessoas. Também lembrada na liturgia, a Santa Margarida Maria, que teve maior influência na divulgação do poder do Sagrado Coração de Jesus, que devido as revelações por parte de Jesus Cristo, a tornou uma verdadeira difusora de devoção e misericórdia. Depois disso, papas e padres também incentivaram a igreja católica a seguir seus passos.
Com o encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus, a Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário se prepara, e convida a todos, para a Renovação do Sagrado Coração de Jesus, que será realizada no dia 10 de junho, após a Missa das 19h, no Círculo Operário São José.
Renovação do Sagrado Coração de Jesus
Incentivada pelo Padre Cícero Romão Batista, a Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como "Renovação", é tradição mantida por famílias do interior do Nordeste, sobretudo no município de Juazeiro do Norte. A renovação do Sagrado Coração de Jesus simboliza o verdadeiro compromisso de fé da família em seguir o Evangelho, em obediência ao apelo de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.
Ao fixar morada em Juazeiro do Norte, no ano de 1871, Padre Cícero incentivou os moradores a entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus em seu lar. Na sala de entrada da residência, conhecida popularmente como a “sala do santo”, um altar é montado com as imagens dos Corações de Jesus e de Maria. Deste modo, uma vez por ano, cada casal convida amigos, parentes e familiares, que participam das leituras e dos cânticos, para renovarem a sua fé e vivenciarem o amor infinito de Cristo.
Por Daniele Castro (Estágiaria Amex) e Rozelia Costa (Fotógrafa Basílica Santuário)
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.