Saudação da CNBB a dom Gilberto Pastana e agradecimento a Dom Fernando Panico
Categoria: Basílica
28/12/2016 Por: Administrador
Saudação da CNBB a dom Gilberto Pastana de Oliveira
e agradecimento a Dom Fernando Panico
Brasília, 28 de dezembro de 2016
Prezado Irmão, Dom Giberto,
Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, acolho, com alegria, sua nomeação como novo bispo de Crato (CE), mediante decisão do Papa Francisco.
No clima desta Oitava de Natal, recordo as palavras do Papa Francisco, para saudar sua nomeação. Palavras pronunciadas na homilia da missa de 24 de dezembro passado: “o Natal tem sobretudo um sabor de esperança, porque, não obstante as nossas trevas, resplandece a luz de Deus. A sua luz gentil não mete medo; enamorado por nós, Deus atrai-nos com a sua ternura, nascendo pobre e frágil no nosso meio, como um de nós. Nasce em Belém, que significa ´casa do pão´; deste modo parece querer dizer-nos que nasce como pão para nós; vem à nossa vida, para nos dar a sua vida; vem ao nosso mundo, para nos trazer o seu amor. Vem, não para devorar e comandar, mas alimentar e servir. Há, pois, uma linha direta que liga a manjedoura e a cruz, onde Jesus será pão repartido: é a linha direta do amor que se dá e nos salva, que dá luz à nossa vida, paz aos nossos corações”.
Jesus vem até nós, portanto, “não para devorar e comandar, mas alimentar e servir”. Vem nos alimentar: “Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e, no entanto, morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”. (Jo 6, 55-58).
Ofereço essas simples lembranças para a meditação de nossa fé, manifestando, Dom Gilberto, o desejo de que seu pastoreio seja fecundo, e expressando o agradecimento e reconhecimento da CNBB a Dom Fernando Panico pela abnegação com que serviu a Igreja Particular do Crato.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Comentários: