1ª noite de Quinzenário abre preparação para a festa em honra à Mãe das Dores

1ª noite de Quinzenário abre preparação para a festa em honra à Mãe das Dores

Categoria: Basílica

01/09/2025 Por: Ingrid Monteiro - Jornalista


Nesta segunda-feira, 1º de setembro, teve início o Quinzenário da Festa de Nossa Senhora das Dores 2025, momento de fé e devoção que prepara os corações dos fiéis para a grande celebração da Padroeira de Juazeiro do Norte, no próximo dia 15 de setembro. Durante os próximos 14 dias de festividade, a imagem peregrina da Mãe das Dores visitará lares dos setores da Basílica Santuário, reunindo os fiéis em louvor e oração.   

A programação começou com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores à residência das irmãs Auxiliadora, Cristina e Joana Darc, devotas e moradoras do Setor 1 do território da Basílica Santuário. Reunidos em família, amigos e demais fiéis rezaram o Santo Terço diante do altar preparado com muito carinho pela dona Auxiliadora.

Emocionada, a devota expressou sua gratidão pela visita da Mãe das Dores ao seu lar. “Eu me sinto muito feliz em receber a imagem de Nossa Senhora em minha casa. Era um sonho que eu tinha e, hoje, realizei. Graças a Deus, Nossa Senhora veio na minha casa para abençoar a minha família. Espero que ela abençoe todos nós. Hoje é o dia mais feliz da minha vida!”, declara.

Após esse momento de oração, o vigário paroquial, Padre Paulo Borges, concedeu a bênção na residência e conduziu a caminhada com a imagem da padroeira até a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde foi realizada a primeira noite dos Exercícios Espirituais em louvor à Mãe das Dores, presididos pelo reitor, Padre Cícero José.

A noite seguiu com a celebração da Santa Missa, que contou com a participação dos noitários: Setor 1 da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores; novas comunidades e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, representada por paroquianos juntamente com o  pároco, Padre Cesár Retrão, que presidiu a Celebração Eucarística.

O sacerdote comentou acerca da virtude da esperança comunicada pela Virgem Maria a partir dos seus dois títulos, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Lourdes. “Nossa Senhora de Lourdes, nas suas aparições a Santa Bernadette, anunciou esperança para aqueles que padeciam de enfermidades e trouxe a muitos a cura do corpo e também da alma. Nossa Senhora das Dores é aquela que estava aos pés da cruz do Seu Filho, é aquela que acolhe nossas dores. Então, a enfermidade é uma experiência de dor, e estar diante da Mãe das Dores é também colocar diante dela nossas enfermidades, que muitas vezes são caminhos de dor que a gente vive, mas quando a gente vive na fé, na confiança em Deus, conseguimos ir sempre além”.

Com fé renovada, os fiéis juazeirenses e a nação romeira dão início ao caminho de fé, oração e devoção que marcará cada dia do Quinzenário que seguirá ao longo de 14 dias, em preparação para o dia ápice da grande festa da Padroeira, no próximo 15 de setembro. Para a missionária da Comunidade Católica Shalom, Mariane Freire, esta será a primeira vez participando e servindo durante a festividade.  “É uma grande alegria nos unirmos como Igreja para celebrar Nossa Senhora aqui em Juazeiro, a Virgem das Dores, em estarmos juntos também com outras comunidades, dando início ao Quinzenário.  Sou de São Paulo, lá a gente tem a Romaria a Nossa Senhora Aparecida. Este ano, participo pela primeira vez aqui, junto ao povo nordestino, um povo simples, um povo de fé pura.   Juntos aprendemos com Nossa Senhora que é aquela que se põe a serviço. Por isso, nós como Comunidade sempre estamos aqui à serviço, pela evangelização.”

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.